person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

“Chapeuzinho Vermelho” inspira exposição no Espaço Cultural Correios

“Breve Percurso da Floresta” abre neste sábado, reunindo obras de 34 artistas

Obra de Andréa Seligman. | Foto: Andrea Seligman

Um dos contos de fadas mais famosos da humanidade vai virar exposição de arte. Com referência na clássica história infantil da Chapeuzinho Vermelho e curadoria de Fábio André Rheinheimer, “Breve Percurso da Floresta” apresenta obras de 34 artistas gaúchos no Espaço Cultural Correios (sete de setembro, 1020), no Centro Histórico de Porto Alegre. A abertura ocorrerá neste sábado, das 10h às 17h, seguindo com visitação até 30 de julho, neste horário. A entrada é gratuita. 

Obra de Cynthia F.Jappur.  | Foto: Cynthia F.Jappur / Divulgação / CP 

A ideia de propor uma mostra de arte baseada no clássico que remonta ao século XVII nasceu antes da pandemia e começou a tomar forma no início deste ano. Para compor a mostra, Rheinheimer procurou levar para os artistas referências imagéticas das obras e lendas em torno de Chapeuzinho Vermelho. A proposta era sair do óbvio. “Breve Percurso na Floresta” é a última etapa de um projeto homônimo, concebido como provocação, um questionamento aos artistas convidados a partir da referência conceitual da Chapeuzinho Vermelho”. “O projeto foi desenvolvido a partir de parâmetros, tanto visuais, quanto teóricos – além de um viés psicanalítico. O objetivo foi instigar pontualmente a reflexão sobre o tema para levar ao fazer artístico em suas várias formas de expressão”, detalha.

Obra de Gustavo Baldasso Schossler | Foto: Gustavo Baldasso Schossler / Divulgação / CP

 
O primeiro registro que se tem de “Chapeuzinho Vermelho” data de 1697, quando Charles Perrault publicou “Le Petit Chaperon Rouge”, a mais antiga versão escrita deste conto, que narra a história da menina vestida com uma capa com capuz vermelho, muito embora a versão mais popular seja a adaptação de autoria dos Irmãos Grimm, difundida em 1857.

Obra de Marcelo Spolaor | Foto: Gustavo Baldasso Schossler / Divulgação / CP

 

Os artistas

Com essa inspiração, 34 artistas elaboraram produções em artes visuais, fotografia e escultura: Adela Bálsamo Armando; Adriane Krimberg; Alice Espaço Têxtil; Ana Espaço Têxtil; Ana Homrich; Andréa Barros, Andréa Seligman; Anelise Barra Ferreira; Clara Koury; Cynthia F. Jappur; Denise Giacomoni; Denise Wichmann; Daisson Flach; Douglas Fischer; Fábio Petry; Fátima Pinto; Graça Hund; Gustavo Baldasso Schossler; Heitor Bergamini; Inez Pagnoncelli; Kika Herrmann; Larissa Scaravaglione; Lena Kurtz; Marcelo Leal; Marcelo Spolaor; Marinelsa Geyer; Mery Bavia; Nara Fogaça; Noely Luft; Rejane Wagner; Roberta Agostini; Sandra Kravetz; Susane Kochhann; e Suzana Albano.

Obra de Douglas Fischer | Foto: Douglas Fischer / Divulgação / CP

 


 

Correio do Povo