person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cientista político Mark Lilla e filósofo Luiz Pondé debatem no último Fronteiras do Pensamento do ano

Evento ocorre nesta segunda-feira, a partir das 19h40min, no Salão de Atos da Ufrgs

O norte-americano Mark Lilla é um dos destaques do Fronteiras do Pensamento | Foto: Nathan Dvir / Divulgação / CP
O último Fronteiras do Pensamento deste ano será um debate entre o norte-americano especialista em história intelectual, Mark Lilla, e o filósofo brasileiro Luiz Felipe Pondé. O evento está marcado para as 19h40min, no Salão de Atos da Ufrgs (Paulo Gama, 110). Professor na Universidade de Columbia (EUA), Lilla tem uma trajetória acadêmica marcada pela aproximação dos pensadores conservadores.

É autor de “A Mente Imprudente – Os intelectuais na atividade política”, que traz um perfil de pensadores que fecharam os olhos ao autoritarismo e ao terrorismo de Estado. O intelectual causou polêmica, em 2016, ao assinar um artigo defendendo que a vitória de Donald Trump foi baseada na fixação democrata pela questão da diversidade, pois o partido tornara-se um mero porta-voz dos grupos minoritários que não conversam entre si.

Ao seu lado, Luiz Felipe Pondé, doutor em Filosofia Moderna pela Universidade de Paris e autor de vários livros, é conhecido por uma trajetória profissional que foi marcada pelo estudo dos gregos, acentuando o seu ceticismo e o senso trágico. Pessimista com a ideia de que o mundo esteja mudando, Pondé defende que os jovens devem continuar discutindo os textos clássicos, como os de William Shakespeare e Agostinho de Hipona.

Correio do Povo