person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cinco filmes selecionados para a Mostra Gaúcha do Festival de Cinema de Gramado

A categoria dá destaque para os longas do cinema gaúcho

Filme ‘Trapaça’ é uma comédia com a direção de Luke Schatzmann | Foto: Divulgação / CP

A organização do Festival de Cinema de Gramado 2020 divulgou ontem os longas selecionados para a Mostra Gaúcha de Longas-Metragens, que tem revelado trabalhos tanto de cineastas mais experientes como de novatos. São eles: “Contos do Amanhã”, ficção científica de Pedro de Lima Marques (Porto Alegre); “Deborah! O Ato da Casa”, documentário de Luiz Alberto Cassol (Santa Maria); “Portuñol”, documentário de Thais Fernandes (Porto Alegre); “Ten-Love”, romance e thriller de Bruno de Oliveira (Porto Alegre); e “Trapaça”, comédia de Luke Schatzmann (Porto Alegre).
Este ano, a seleção reúne ficção científica, documentários, romance e comédia e dá a dimensão da diversidade de gêneros e estilos produzidos no Estado. Os longas gaúchos serão exibidos por streaming entre os dias 19 e 23 de setembro. A mostra, que passou a ser competitiva, dará ao eleito como Melhor Filme desta categoria um Kikito e um prêmio de R$ 5 mil.
A curadoria da mostra é de Leonardo Bomfim, programador da Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre. Ele conta sobre o processo de seleção. “Procurei avaliar o que seria mais interessante exibir neste momento que vivemos. Há filmes que já foram realizados após o início da pandemia, refletindo sobre como produzir neste contexto. Ao mesmo tempo, há filmes produzidos num contexto de possibilidade de viagens e encontros. Acredito que este contraste será muito interessante”, comenta Bomfim. 
Diego Scariot, gerente de eventos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do Festival de Cinema de Gramado, ressalta o compromisso do festival com o cinema gaúcho e nacional. “Considerando que o conteúdo será transmitido pela plataforma on-line do Canal Brasil, os filmes terão uma janela ainda maior de visibilidade”, avalia.
Outra novidade do festival é que as inscrições para o evento voltado ao mercado, “Conexões Gramado Film Market”, começarão no dia 1º de setembro. Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://www.festivaldegramado.net.

 

Correio do Povo