person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cineasta e dramaturgo Domingos de Oliveira morre aos 82 anos

Dramaturgo passou mal enquanto trabalhava em seu computador escrevendo para a série "Confissões de Mulheres de 50"

Uma ambulância foi acionada, mas não houve tempo para que algo fosse feito pelos médicos | Foto: Reprodução / Facebook / CP

O cineasta Domingos de Oliveira morreu aos 82 anos, às 14 horas deste sábado  em seu apartamento no Leblon, no Rio de Janeiro. De acordo com a família, o dramaturgo sentiu uma queda de pressão e uma falta de ar enquanto trabalhava em seu computador escrevendo para a série "Confissões de Mulheres de 50". Ele estava acompanhado de sua produtora, Renata Pascoal. Uma ambulância chegou a ser acionada, mas não houve tempo para que algo fosse feito pelos médicos. 

O diretor nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de setembro de 1936. Formou-se em Engenharia Elétrica na Escola Nacional de Engenharia (ENE), mas nunca exerceu a profissão. Antes de despontar como diretor e roteirista, com o filme "Todas as Mulheres do Mundo", de 1966, trabalhou como assistente de direção do cineasta Joaquim Pedro de Andrade. Oliveira dirigiu mais de 18 filmes, tendo sido roteirista da maioria deles.

Nos últimos projetos, também atuou como diretor. Com a filha caçula, a atriz e escritora Maria Mariana criou, na década de 90, a série Confissões de Adolescente. Baseada nos diários da atriz, o projeto teve versões para o cinema, teatro e televisão. Quase todos carregam a marca de Oliveira, que ficou conhecido como um importante cronista do universo feminino e das relações amorosas da atualidade. Mesmo sofrendo de Mal de Parkinson, Oliveira permaneceu trabalhando até o fim. Ainda não há informações sobre a causa da morte do diretor. O velório será realizado no Teatro Planetário, a partir das 20h. 

AE