person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cinemateca Capitólio inaugura novo projetor e ingressa na fase digital

Sessão de "A Mulher do Pai" marcará lançamento

Cristiane Oliveira é a diretora do filme "A Mulher do Pai", que irá inaugurar o novo projetor do Capitólio | Foto: Okna produções / Divulgação / CP
A Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085), em Porto Alegre, inaugura nesta segunda, Dia do Cinema Gaúcho, o seu novo projetor digital. O evento, restrito a convidados e autoridades, terá a exibição do filme inédito “A Mulher do Pai”, dirigido por Cristiane Oliveira e produzido pela Okna Produções.

O novo projetor é um DCP 2K da marca Christie, que irá permitir que a Cinemateca amplie significativamente o acesso a filmes, podendo integrar-se ao circuito de lançamentos de produções recentes, atualmente distribuídas somente em formato digital. O espaço também poderá acolher mostras e festivais que também operam exclusivamente com esse sistema. O equipamento se soma aos dois projetores em 35 mm já existentes no espaço.

Para viabilizar a aquisição, a Secretaria Municipal de Cultura contou com a parceria da Fundação Cinema RS (Fundacine), através da inserção do projeto na Lei de Incentivo à Cultura do RS. O projeto patrocinado pela Petrobras através do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura do RS, também contempla o processo de digitalização do acervo e implementação de um banco de dados disponível para consulta. A partir de agora, o local incorpora o naming right e passa a se chamar Cinemateca Capitólio Petrobras. Além da exibição de filmes, o local também irá promover, durante o ano, cursos e workshops. Após um período de mais de dez anos fechado para restauração, o prédio foi reaberto em 2015 e agora entra na fase digital.

Com estreia prevista para início de junho no circuito comercial, a sessão de “A Mulher do Pai”, às 20h, contará com a presença da diretora e dos produtores. O filme foi rodado na Vila São Sebastião, região de Dom Pedrito, e conta a história de um casal que vive na região da fronteira e conta com elenco brasileiro e uruguaio. Dentre eles, participam da sessão a protagonista Maria Galant e a atriz uruguaia Verónica Perrotta.

Correio do Povo