person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cinemateca Capitólio recebe ciclo especial com filmes de David Lean

“A Ponte do Rio Kwai”, “Doutor Jivago” e “A Filha de Ryan” serão exibidos até domingo

"A Filha de Ryan" é o título que encerra o ciclo | Foto: Divulgação / CP
Em momentos de competições cinematográficas anuais, a Cinemateca Capitólio apresenta um ciclo especial, que começa neste sábado e encerra no domingo. Depois de ter as exibições de filmes suspensas no mês de janeiro, em função de férias do projecionista, a sala está exibindo três filmes do diretor inglês David Lean, morto em 1991, aos 83 anos. Os ingressos custam R$ 10 (inteira).

Neste sábado, estarão em cartaz “A Ponte do Rio Kwai” (1957), com sessão às 16h, e “Doutor Jivago” (1965), às 20h. Os dois títulos constituem a história do cinema mundial, clássicos de indiscutível qualidade que marcaram a produção cinematográfica de todos os tempos. Dono de um domínio profundo das técnicas, Lean imortalizou-se como expert em contar sua história com uma intensidade de sentimento e vida.

Já no domingo, quando o ciclo encerra também as atividades da Cinemateca Capitólio, que só retoma as projeções depois do carnaval, o público poderá conferir “A Filha de Ryan” (1970), a partir das 17h. Com cópia em 35 milímetros, esta, que é a penúltima obra do diretor das cenas com ar de grandes pinturas em planos gerais, opta pelo “close-up de relação conjugal”. No ano de 1916, numa cidade irlandesa à beira-mar, Rosy Ryan se casa com seu ex-professor, o viúvo Charles Shaughnessy, mas acaba tendo um caso com um oficial britânico. Quando a relação dos dois se torna de conhecimento público, o Exército Republicano Irlandês (IRA) e o pai da moça a tomam como traidora.

Marcos Santuario