person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cinemateca Capitólio recebe programação especial de março a novembro

Serão mais de 20 atividades, entre elas a inauguração de uma sala com acessibilidade completa

Agenda tem início nesta quinta-feira, com a mostra "Cinema da América Latina" | Foto: Divulgação / CP

Entre março e novembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Ribeiro, 1085), em Porto Alegre, terá uma programação especial. Ao todo, serão 26 atividades: oito mostras de cinema, quatro eventos “Noites na Cinemateca”, duas masterclasses, dez sessões de cinema acessível, além de duas exposições relacionadas ao acervo da Cinemateca.

A agenda tem início nesta quinta-feira, com a mostra Cinema da América Latina, que seguirá em cartaz até o dia 24 de março. A seleção irá trazer um panorama da produção latino-americana, apresentando 12 filmes contemporâneos realizados em nove países: Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai, Bolívia, Peru, Chile, México e República Dominicana. Os ingressos custam R$ 10 (inteira).

Todas as produções selecionadas são inéditas no circuito de Porto Alegre. A programação completa pode ser conferida pelo site e inclui sessões comentadas com a presença da diretora de "As Filhas do Fogo", Albertina Carri, e com a produção "La Flor", do argentino Mariano Llinás. 

Outro destaque será a inauguração da sala acessível, que possibilitará que o espectador selecione qual tipo de acessibilidade deseja para o filme em exibição, através de três kits de uso individual em sua poltrona. Estão marcadas 10 sessões de cinema acessível de ocorrência mensal, sendo a primeira delas no dia 27 de março.

Também integram a programação duas masterclasses para profissionais e estudantes do setor, com especialistas internacionais sobre o processo criativo na realização cinematográfica. Além disso, serão inauguradas duas exposições exclusivas de materiais inéditos do acervo, através do trabalho de digitalização das coleções de grandes cartazes de documentos, com previsão de abertura para junho e outubro.

Correio do Povo