person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cintia de Los Santos e Fernando Cordella lançam "Serenata" hoje em Porto Alegre

Álbum inédito será acompanhado de concerto na Sinagoga União Israelita, às 20h

Trabalho dos artistas tem canções inéditas dos séculos XVIII e XIX para canto e fortepiano | Foto: Tom Silveira / Divulgação / CP

A soprano Cintia de Los Santos e o cravista Fernando Cordella lançam “Serenata”, álbum com canções inéditas dos séculos XVIII e XIX para canto e fortepiano, em concerto, hoje, às 20h, na Sinagoga União Israelita (Barros Cassal, 750). O disco acompanha a canção para canto e fortepiano por meio de lugares, épocas e idiomas. 

São mais de cem anos de cancioneiro erudito acompanhado pelo fortepiano – instrumento que antecedeu o piano moderno e que é resgatado nesta pesquisa em toda sua sonoridade. O repertório contempla cronologicamente a história da canção em vários idiomas como o alemão, inglês, italiano e português. Iniciando no fim do período barroco com importantes compositores como Carl Philipp Emanuel Bach e Johann Christian Bach, passando por Haydn e Mozart até a ponte direta com o Brasil através de José Mauricio Nunes Garcia e a Capela Real de D. João VI no Rio, incluindo canções trazidas pelos Açorianos. 

O fortepiano utilizado neste projeto, construído por Cesar Ghidini, é uma réplica de um instrumento fabricado por Johann Andreas Stein, na Áustria, em 1784, semelhante aos que existiam em Porto Alegre e que eram trazidos da Europa. Stein foi um dos pioneiros na fabricação do fortepiano e seus instrumentos estavam entre os favoritos do jovem Mozart. 

Correio do Povo