person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Clube de Leitura BPE discute Machado de Assis

Obras de Machado de Assis, além de terem se tornado clássicos da literatura brasileira, costumam ser exigidas em vestibulares

Exposição “Singular Ocorrência” reúne as primeiras publicações do autor | Foto: Solange Brum / Divulgação / CP

A Biblioteca Pública do Estado (BPE) promove mais um encontro do Clube de Leitura BPE, nesta quarta-feira, 9, às 15h, no Salão Mourisco. O evento faz parte da exposição “Singular Ocorrência: 184 anos de Machado de Assis”. O palestrante da vez é o professor de literatura brasileira André Alfama, que apresentará o livro “Várias histórias”. A entrada é gratuita. Inscrições pelo e-mail bpe.acervors@gmail.com.

“Várias histórias” (1896) é um compilado de 16 contos escritos por Machado de Assis e publicados na Gazeta de Notícias entre 1884 e 1891. Oito destas histórias aparecem com frequência em outras coletâneas: “A cartomante”, “Uns braços”, “Um homem célebre”, “A causa secreta”, “Trio em lá menor”, “O enfermeiro”, “Um apólogo” e “D. Paula”. 

A programação busca contribuir com a preparação de estudantes, já que as obras de Assis costumam ser cobradas em vestibulares e no ENEM. A leitra dessas histórias também amplia a compreensão da sociedade e da cultura brasileiras.

A mostra “Singular ocorrência: 184 anos de Machado de Assis” fica em cartaz até o dia 26 de agosto. Ela inclui as primeiras edições do escritor, reprodução de documentos sobre sua vida e obra, além de uma revisão da crítica literária sobre seus títulos.

Entre os destaques da exposição, estão as primeiras edições de obras como “Páginas recolhidas” e “Dom Casmurro”, e textos de Alcides Maya, Augusto Meyer e outros críticos gaúchos. A própria biblioteca de Machado de Assis foi recriada a partir do trabalho de Jean Michel Massa e de José Luís Jobim, que incluíram títulos que fizeram parte do acervo pessoal do escritor. Obras de Shakespeare, Miguel de Cervantes, Victor Hugo e Edgar Allan Poe, algumas no idioma original e que posteriormente foram traduzidas por Assis, também fazem parte da mostra.

Os encontros do Clube de Leitura da Biblioteca Pública debatem obras relevantes à história do universo literário. É recomendável a leitura prévia da obra para o melhor aproveitamento da programação. 

Correio do Povo