person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Coleção e mostra com obras de Britto Velho serão lançadas nesta quinta

“De Olhos Vendados com Microfones” traz sete pinturas inéditas do artista e coleção em parceria com Régis Duarte

Coleção e mostra com obras de Britto Velho serão lançadas nesta quinta | Foto: Tiago Coelho / Divulgação / CP
Serão lançadas nesta quinta-feira a exposição e a coleção do estilista Régis Duarte com obras do artista Britto Velho. Intituladas “De Olhos Vendados com Microfones”, a coleção traz peças femininas e masculinas e a mostra contará com sete pinturas, sob curadoria de Duarte e Tiago Coelho. O evento ocorre na Galeria Mascate (Laurindo, 332), em Porto Alegre, onde a exposição ficará em cartaz até 10 de abril.

O título faz alusão ao tempo em que o pintor morou na França, com uma obra em destaque que representa esse período. As telas mais recentes se mesclam à técnica street de lambe-lambe, nas paredes coloridas. E o espaço expositivo visa fazer com que o visitante se sinta dentro de uma tela do homenageado. “Para mim é difícil não tentar interpretar as obras do Britto, fico sempre na busca por significados, mesmo que simbólicos. O pássaro, é claro, crítico e robusto, mas parece não ter asas”, afirma Duarte.

Nesta coleção, o estilista teve a liberdade criativa de deslocar as figuras de realismo mágico do artista para suas criações. Ao contrário do título, que se refere ao período em que o pintor produziu figuras escuras sem olhos, falando em microfones, as roupas trazem obras recentes e de diversos períodos, sendo muitas delas com o terceiro olho, que representa a visão interior, conforme o pintor.

No verão de 2012, Régis já havia escolhido Britto em uma linha de vestidos, kafkans e camisetas, com estampas inspiradas nas obras do professor, pintor, gravurista e escultor. A iniciativa fez tanto sucesso, a ponto de o estilista lançar reedições das peças, que se esgotaram no lançamento. 

A Mascate abriu há sete anos, misturando arte, fotografia contemporânea, design e moda. Os administradores, Régis e Tiago, deixaram de lado a caixa branca tradicional para apostar no clima "lá em casa".

Correio do Povo