person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Com 49 estreias, 12ª edição do Fantaspoa começa nesta sexta

Ao todo, evento exibirá mais de 100 filmes de 25 países diferentes

"O Sangue do Galo" é um dos títulos apresentados no evento | Foto: Divulgação / CP
Começa nesta sexta-feira a décima segunda edição do Fantaspoa. O festival já virou nome tradicional na agenda de Porto Alegre, e desta vez acontece em três locais diferentes, de 13 a 29 de maio: no CineBancários (General Câmara, 424), no Cine Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028) e na Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085). 

Ao todo, serão exibidos mais de 100 filmes de 25 países diferentes. Dessa seleção, 49 são inéditos - 25 nunca foram mostrados na América Latina, 19 no Brasil e, ainda, cinco longas estarão sendo vistos pela primeiríssima vez no evento.

Os homenageados da vez serão o ator espanhol Antonio Mayans, que tem no currículo mais de 150 títulos e parcerias com o renomado diretor Jess Franco; o diretor inglês Brian Trenchard Smith, que foi um dos responsáveis por uma nova onda do chamado cinema australiano de gênero; e Guilherme de Almeida Prado, que dirigiu vários dos mais criativos e premiados filmes de gênero nacionais. Os três vão dar as caras no evento, participando das sessões comentadas depois das exibições.

Mas nem só de filmes se faz um Fantaspoa: a programação também conta com cursos gratuitos, concertos e festas. Alguns dos destaques são uma apresentação do músico italiano Vince Tempera no Santader Cultural, no dia 21, e um intensivo de atuação com Afonso Mayans, no dia 22. Confira aqui todos os detalhes sobre as diversas atividades do evento.

A maior novidade desta edição é a “Fantaspoa CineKombi”, que passará por 16 cidades gaúchas durante o evento, levando os títulos de anos anteriores para locais de grande circulação, numa grande mostra itinerante. Além disso, a Cinemateca Capitólio se integra à programação do festival, exibindo seis longas brasileiros, transitando entre diferentes épocas do cinema nacional.

Também serão apresentados dois longas em que o próprio Fantaspoa assina a produção: “Kryptonita, de Nicanor Loreti, na abertura; e “FantastiCozzi”, de Felipe M. Guerra, que relata a história do diretor italiano Luigi Cozzi, que participa da exibição e deve conversar com o público na sequência.

A premiére internacional de “Antibirth” fecha os trabalhos do festival, no dia 29 de maio. O longa é estrelado por Natasha Lyonne e Chloë Sevingy e conta a história de uma garota que acorda com sintomas de gravidez depois de uma noite de festas - certa de que não havia se relacionado sexualmente com ninguém recentemente, ela começa a ter visões e a desconfiar de rumores conspiratórios. A primeira exibição do filme de Danny Perez foi no festival Sundance.

Assista ao trailer do XII Fantaspoa:



Correio do Povo