person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Começa nesta quarta o Festival de Folclore de Nova Prata

Com o tema ‘Baile de Máscaras’, o evento celebra a dança e a música com atividades de grupos locais e estrangeiros de hoje a domingo

Bailado Gaúcho é o grupo anfitrião do festival internacional | Foto: Fabiane Marchesini / FIFNP / Divulgação / CP

O Festival Internacional de Folclore de Nova Prata – premiado duas vezes como o melhor do planeta – apresenta sua 18ª edição. Com o tema “Baile de Máscaras”, o evento que colocou Nova Prata, o Rio Grande do Sul e o Brasil na rota dos festivais folclóricos internacionais, quer ver as máscaras mudarem no ritmo que todos merecem. A festa ocorre de hoje a domingo, dia 11. Serão cinco dias de experiência imersiva na cultura, com a participação de 12 grupos internacionais, dos mais diversos países. Sete deles disputam o campeonato, mas todos compartilham o palco com grupos de folclore locais e ao lado do realizador, o Bailado Gaúcho. 

Os espetáculos são apresentados no Ginásio Alcides Tarasconi, no bairro Santa Cruz, de quarta a domingo. Durante os dias em que acontece o Festival, o ginásio é transformado numa casa de espetáculos com estrutura completa fazendo jus ao evento e sua magnitude. E é lá que os grupos locais e internacionais se revezam num dinâmico movimento de ritmos e cores, encantando a plateia diária de mais de 1.500 espectadores. Juntam-se a eles, mais de 100 mil pessoas que acompanham ao vivo as apresentações pelas páginas oficiais do evento no Facebook e YouTube. 

No concurso internacional de danças folclóricas serão avaliados itens como técnica, figurino, música, coreografia e harmonia, além de impressão geral por uma equipe de jurados com experiência mínima de 15 júris internacionais da Federation of International Dance Festivals (Fidaf). Esses avaliadores definem o primeiro, segundo e terceiro lugares, melhor coreografia, melhor figurino, melhor música, e o prêmio especial do júri. Paralelamente, são realizadas feiras de livros, artesanato, gastronomia e comércio, além de ações sociais.
Somando todas as edições anteriores, o festival já levou mais de 100 delegações estrangeiras, reunindo 480 mil visitantes na cidade. A cada ano, uma temática é escolhida, abordando fatos históricos de Nova Prata ou atrelados ao cenário sociocultural do mundo.

 

Arte & Agenda