person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Começa o Fantaspoa 2022

Programação do festival conta com exibições de longas e curtas, sessões comentadas e palestras

Filme ‘Morto com Glória’ integra a programação do festival | Foto: Fantaspoa / Divulgação / CP

Nesta sexta-feira, uma opção cultural em Porto Alegre é a programação do Fantaspoa, festival de cinema dedicado exclusivamente a filmes de gênero fantástico, com realização de hoje até dia 1º de maio. Serão exibidos 90 longas e 97 curtas, somando 187 filmes. As exibições dos filmes serão realizadas em quatro espaços: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim (Casa de Cultura Mario Quintana), Cine Farol Santander, Cine Grand Café, e Cinemateca Capitólio.  
Entre as exibições de hoje, está “Morto com Glória”, com direção de Marcela Matta e Mauro Sarser (Uruguai, 2021), em première nacional, no Cine Farol Santander, às 15h. Outra opção será “Neptune Frost” (2021), um musical afrofuturista, situado em um vilarejo de Ruanda, que acompanha um hacker africano e um mineiro de coltan (metal conhecido como ouro azul), no Cine Grand Café, às 20h45min.
Pela primeira vez, o Instituto Ling recebe parte da programação do festival, o que inclui exibições, palestras e oficinas. Haverá sessão musicada de “O Inferno” (1911), de Francesco Bertolini, Adolfo Padovan e Giuseppe de Liguoro, inspirado em “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, com sessões dias 19 e 20, às 20h, com trilha sonora ao vivo de Carlos Ferreira e Fu_k The Zeitgeis. O Ling também fará projeções de filmes de países como Grécia, Coreia do Sul, França, Japão, Canadá, Bélgica e Filipinas, além de sete sessões comentadas pelos seus diretores, com destaque para “filme Ninja Torakage (2014), no dia 18, às 20h, que contará com a presença do cineasta japonês Yoshihiro Nishimura, cuja carreira será homenageada nesta edição. Nishimura é reconhecido por suas obras do subgênero cyberpunk japonês. Aliada à presença do diretor, o Fantaspoa faz a estreia mundial de “Holy Mother”, nos dias 19 e 24, na Cinemateca Capitólio.

No site do festival (fantaspoa.com/2022/) há todo o programa dos filmes, horário e local de exibição. Parte da programação do festival será disponibilizada on-line na plataforma Darkflix/Würlak, de 22 de abril a 1º de maio.

Correio do Povo