person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Concerto do Bicentenário da Independência ocorre na Casa da Ospa

Banda de Música do 3º Batalhão de Polícia do Exército participa do concerto

Banda de Música do 3º Batalhão de Polícia do Exército integra evento | Foto: Stg Pires / CMS / Divulgação / CP

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza um concerto especial em alusão ao Bicentenário da Independência nesta sexta-feira, às 20h, na Casa da Ospa, no CAFF (av. Borges de Medeiros, 1501). O maestro do Coro Sinfônico da Ospa, Manfredo Schmiedt, rege um repertório de grandes clássicos da música brasileira, que terá ainda participação da Banda de Música do 3º Batalhão de Polícia do Exército. O ingresso deve ser trocado por 1 quilo de alimento e pode ser retirado na bilheteria da Casa da Ospa ou adquirido pelo site sympla.com.br. A bilheteria no local fica aberta hoje, das 12h às 20h. O espetáculo também poderá ser acompanhado pelo canal da Ospa no YouTube. 
A Banda de Música do 3º BPE abre o concerto com um repertório popular, sob regência do 1° Tenente Marlucio Loreto de Moraes, que inclui “Suíte Nordestina”, do pernambucano Mestre Duda, “Copacabana”, de Braguinha e Alberto Ribeiro, e "Na Baixa do Sapateiro", samba de Ary Barroso. A banda, que tem 57 integrantes, ocupa lugar de destaque no Comando Militar do Sul (CMS).
Em seguida, a Ospa assume o palco para executar a abertura da ópera “Il Guarany”, de Carlos Gomes. A orquestra também interpreta a “Rapsódia Nazaretheana para Piano e Orquestra”, obra em que Alfred Hülsberg orquestrou diferentes peças de Ernesto Nazareth, dentre elas “Brejeiro”, “Odeon” e “Apanhei-te, Cavaquinho”. Nessa peça, a pianista Olinda Allessandrini será a solista. Também serão interpretadas peças de teor patriótico, como o próprio “Hino da Independência”, composto por Dom Pedro I e Evaristo Da Veiga, cantado pelo Coro Sinfônico, e ‘‘Abertura 1812’’, escrita por Piotr Tchaikovsky. 

Correio do Povo