person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Concerto para apreciar a "Nona Sinfonia", de Beethoven

Composição será exibida pela Orquestra Filarmônica da Ufrgs, Orquestra Sinfônica de Gramado e coros hoje na Ufrgs

Orquestra Filarmônica da Ufrgs se apresenta com convidados no Salão de Atos | Foto: Luis Ventura / Divulgação / CP

Nesta sexta-feira, 3 de novembro, às 20h, mais de 200 músicos estarão no palco do Salão de Atos da Ufrgs (Paulo Gama, 110) para interpretar uma das mais belas e celebradas obras da história da música: a “Nona Sinfonia”, de Beethoven. Exibida em concerto pela primeira vez em maio de 1824, apenas três anos antes da morte de Beethoven, que a compôs em condições muito adversas (estava completamente surdo), a Nona fecha o titânico ciclo de sinfonias de Beethoven de modo magistral e emocionante.

Sobre a apresentação o maestro Carlos Völker-Fecher diz, no programa do concerto: “O que vamos ouvir neste concerto é um triunfo do gênero humano sobre aquilo que o mata. Beethoven, heroicamente vencendo o destino de sua completa surdez, nos reaviva um legado original que carregamos intimamente e nem nos damos conta: o legado do desejo, da paixão, do amor e da alegria”.

O regente destaca ainda: “Há mais de 200 anos um indivíduo, possuidor de uma deficiência irreversível, decide não aceitar seu fatídico destino. Diante de todas as limitações, sejam elas da ciência da época, das dificuldades sociais e afetivas e, principalmente, diante da limitação de sua própria sina, este indivíduo, mais uma vez, toma o único caminho que lhe fora apresentado em toda sua vida como meio de resistência, agora como a única alternativa para sua re-existência. Este caminho de superação só foi possível graças à sua rebeldia e sua força indomável.

Esta apresentação da “Nona Sinfonia” de Ludwig van Beethoven é resultado da parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) com a Nova Associação Brasileira de Regentes de Coros – Nova Abraco, e conta com o apoio da Gramadotur. Tudo para que a Orquestra Filarmônica Ufrgs e a Orquestra Sinfônica de Gramado, os coros e seus maestros e os cantores solistas interpretem a sinfonia. Os solitas serão Marília Carvalho (soprano), Rafaela Duria (contralto), Clóvis Português (tenor), e Leandro Cavini (barítono). 

Correio do Povo