person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Concerto “Villa-Lobos & Gershwin” abre a temporada da Ospa 2023

Orquestra tem como convidadas neste sábado a soprano Eiko Senda e a pianista Sylvia Therezab

Ospa dá início à temporada 2023 com concerto neste sábado | Foto: Vitória Proença / Divulgação / CP

O espetáculo “Villa-Lobos & Gershwin” abre a temporada da Ospa 2023 neste sábado, às 17h. Foram convidadas como solistas a soprano japonesa Eiko Senda e a pianista brasileira Sylvia Therezab. O concerto, sob regência de Evandro Matté, ocorre na Casa da Ospa - CAFF (av. Borges de Medeiros, 1501).

Para a primeira apresentação do ano, o maestro e diretor artístico da Ospa, Evandro Matté, selecionou duas obras de cada compositor, Heitor Villa-Lobos e George Gershwin. Segundo Matté, os dois inovaram ao “inserir a música popular e regional de seus países na música de concerto”.

Quem desejar descobrir mais detalhes sobre o programa pode prestigiar o Notas de Concerto, projeto de formação de público que traz comentários e curiosidades sobre cada obra que será apresentada pela orquestra. No dia 11, às 16h, o pianista Max Uriarte faz a explanação na Sala de Recitais da Casa da Ospa – a entrada é mediante o ingresso do concerto. Ao longo de 2023, outros especialistas comentarão os concertos da Série Casa da Ospa.

Maior nome da música de concerto no Brasil, Villa-Lobos traduziu seu amor por J. S. Bach na série de nove Bachianas Brasileiras. A Ospa interpreta uma das partes mais destacadas da Bachiana nº 8: o terceiro movimento, Tocata (Catira Batida), que reproduz uma dança rural cantada do sul do país. Da quinta Bachiana, sua obra mais famosa e executada, serão tocados dois movimentos, com solo da cantora lírica Eiko Senda. A obra tem um significado pessoal para a soprano: “Ouvi Bachianas nº5  pela primeira vez quando tinha apenas 25 anos, em Osaka (Japão) e, quando cantei esta obra pela primeira vez, estava grávida da minha segunda filha, Helena. Hoje, o passar do tempo, o amadurecimento e o conhecimento da língua portuguesa, trouxeram um novo entendimento sobre ela. Estou muito emocionada por cantá-la agora que vivo em Porto Alegre”. 

Muito conhecido por suas trilhas sonoras para cinema e teatro, o compositor norte-americano George Gershwin está representado no programa por dois clássicos. O poema sinfônico “Um Americano em Paris”, de 1928, foi inspirado na própria experiência de Gershwin na capital francesa, traduzindo até mesmo os sons das ruas. A peça foi levada ao cinema em 1951 em um filme homônimo com coreografias de Gene Kelly.

Uma das pianistas mais destacadas da sua geração, com sólida carreira internacional, Sylvia Thereza sobe ao palco para interpretar junto da Ospa “Concerto para Piano em Fá Menor”, também de Gershwin. Sobre a obra, ela comenta: “É ideal para começar o ano, tem um clima jazzístico e super ‘pra cima’, além de ser considerada uma das melhores orquestrações que existem”.

Os ingressos variam de R$ 10 a R$ 50 e já podem ser adquiridos em sympla.com.br/casadaospa. Para quem não puder ir pessoalmente, o público pode acompanhar a transmissão ao vivo e gratuita pelo canal da orquestra no YouTube.

Correio do Povo