person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

CTG Piá do Sul, de Santa Maria, é campeão do Enart 2017

Festival contou com a participação de 4 mil artistas amadoras de 30 regiões tradicionalistas

Festival contou com a participação de 4 mil artistas amadoras de 30 regiões tradicionalistas | Foto: Inor Assmann / Gazeta do Sul / CP
O CTG Piá do Sul, de Santa Maria, na área da 13ª Região Tradicionalista, conquistou o troféu de campeão da Força A das danças tradicionais durante o 32º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), encerrado na noite deste domingo em Santa Cruz do Sul. A invernada obteve o título também em 1998, 1999 e 2003. O segundo lugar na modalidade ficou com o CTG Tiarayú, de Porto Alegre, campeão no ano passado. O anúncio ocorreu no Ginásio Poliesportivo e Cultural do Parque da Oktoberfest após a dança de integração, com todas as invernadas classificadas para a final do festival, considerado pela Unesco como o maior de arte amadora da América Latina.

O primeiro lugar nas danças tradicionais na Força B foi obtido pelo CTG Brigadeiro Rafhael Pinto Bandeira, de Rio Grande. O grupo garantiu a participação na Força A do próximo ano. A 13ª Região Tradicionalista, com sede em Santa Maria, conquistou o troféu rotativo Marca Grande ao somar o maior número de pontos em todas as modalidades durante a final do Enart.

O festival teve a participação de 4 mil artistas amadores de todas as 30 Regiões Tradicionalistas do Estado nas 600 apresentações em 18 modalidades artísticas, entre sexta-feira e domingo, em dez palcos no Parque da Oktoberfest. Segundo a organização, o público nos três dias foi de 51 mil pessoas.

Correio do Povo