person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Curtas são premiados no Circuito Penedo 2023

Evento encerrou edição 2023 na noite deste domingo, no interior alagoano, com a entrega de prêmios aos vencedores

A atriz Camila Morgado, integrante do Júri Oficial apresentou os resultados | Foto: Bertrand Lira / Divulgação / CP

Três curtas-metragens brasileiros foram destaque no Circuito Penedo de Cinema, recebendo prêmios na noite deste domingo na cidade alagoana. O Júri Oficial apresentou e justificou suas escolhas. “Ramal”, “Romão” e a atriz Benedita Silveira, de “Velhice Ilumina o Vento” foram premiados. E o Júri justificou suas escolhas. Sobre a escolha de “Ramal”, como Melhor Filme em Curta Metragem da Mostra Brasileira, justificou: “Por suas escolhas cinematográficas, nas quais a capacidade autoral se expressa pela criatividade de seus enquadramentos e pela escolha acertada da forma de contar sua história “. E duas menções honrosas foram entregues para as outras duas produções. O curta “Romão”, de Clementino Júnior,  “pela importância do personagem retratado, dentro da formação do nosso processo cultural, e que merece inclusive um corte ainda mais longo”; e  a atriz Benedita Silveira, do curta “A Velhice Ilumina o Vento, de Juliana Segovia, “pela potência e força demonstradas ao interpretar uma senhora negra, periférica, trabalhadora doméstica, libertária que se posiciona social e politicamente e não abre mão de seus sonhos e desejos. A atriz Camila Morgado, uma das presenças especiais do evento, e integrante do Júri Oficial, foi quem apresentou as decisões do júri. 

Foram sete dias da 13ª edição do Circuito de Cinema, com a exibição de 100 curtas e 14 longas-metragens, para todos os públicos, além da realização das tradicionais rodas de conversa, oficinas, apresentações artísticas e a feira de empreendedores culturais da região. O que marcou o início do evento foi a reabertura do Cine Penedo, a primeira sala de exibição fundada na cidade, que funcionou entre as décadas de 1950 e 1980. Ali o evento exibiu também no ínicio do programa o longa “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, que teve sua primeira exibição no Brasil na recente edição do Festival de Cinema de Gramado. Em seguida foi apresentada a pré estreia de “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini. 

Este ano, foram 841 curtas-metragens inscritos nos três festivais que fazem parte do Circuito: o 16º Festival do Cinema Brasileiro, evento histórico que acontece em Penedo desde a década de 1970; o 13º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, janela de divulgação de obras produzidas nas instituições de ensino de cinema de todo o país; e o 10º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental, espaço de debate sobre preservação ambiental. Além das mostras competitivas, o Circuito contou com três mostras não competitivas e a Quarta Macabra, que, este ano, exibiu o curta “Bergamota”, de Hsu Chien, e o longa “Morto Não Fala”, do gaúcho Dennison Ramalho.

Marcos Santuario