"Assim como ocorreu quando celebridades como Rock Hudson e Magic Johnson divulgaram que eram soropositivos, a revelação de Sheen aumentou a tomada de consciência e a prevenção do HIV", afirma o relatório publicado na revista de medicina Journal of the American Medical Association (JAMA).
Como o anúncio de Sheen aconteceu há alguns meses (o ator revelou a condição ao programa "Today", da NBC, em 17 de novembro), é muito cedo para dizer se a busca pela informação derivou em uma redução dos diagnósticos do vírus. Porém a pesquisa mostra que a notícia sobre o ator "corresponde ao maior número de pesquisas do Google relacionadas ao HIV registrado nos Estados Unidos em um dia".
"A quantidade de pesquisas sobre HIV foram 417% maiores do que o habitual no dia da divulgação do depoimento", acrescenta. A cobertura midiática sobre o HIV diminuiu na última década. Notícias relacionadas a histórias sobre o vírus da imunodeficiência humana caíram de 67 em cada mil, em 2004, para 12 histórias para cada mil, em 2015, conforme o estudo.
AFP