person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Dia do Livro Infantil é comemorado com opções gratuitas para acesso

Uma delas é o canal da atriz Flávia Scherner, que traz histórias aos pequenos semanalmente

Atriz conta histórias infantis no Youtube | Foto: Reprodução / YouTube / CP

Hoje celebra-se o Dia Internacional do Livro Infantil, data que tem como objetivo despertar o amor pela leitura nas crianças. Diversas ações estão sendo promovidas de forma online como forma de trazer um momento de leitura e diversão às famílias em isolamento por causa da pandemia do novo coronavírus.

O dia 2 de abril foi escolhido para ser o Dia Internacional do Livro Infantil por ser a data de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, o primeiro escritor a adaptar antigas fábulas para o público infantil. No Brasil, comemora-se a data no dia 18 de abril e presta-se homenagem a grandes autores nacionais deste gênero, como Monteiro Lobato, Lygia Bojunga, Ziraldo, Ruth Rocha, Maurício de Souza e Cecília Meireles.

O Instituto de Leitura Quindim, de Caxias do Sul (RS), acredita que, neste momento, o isolamento social é o único tratamento possível para garantir a saúde das crianças e das famílias. Em função disso, criou um canal colaborativo no Youtube, chamado “Todxs Contra Coronavírus”, com atividades para toda a família e com incentivo à leitura.

Todos os dias há novidades, com colaboradores de diversas parte do Brasil. Outra opção são as transmissões da atriz curitibana, com contações de histórias nas segundas, quartas e sextas-feiras, às 10h30min; e terças e quintas-feiras, às 16h30min, na sua conta FafaConta no Facebook, Youtube e Instagram. Ela também gravou um vídeo ensinando a falar sobre o coronavírus com crianças.

A leitura e o teatro se encontram por meio do trabalho da Cia. Le Plat du Jour, que liberou quatro espetáculos na íntegra no seu canal do YouTube. No repertório estão adaptações de contos de fadas: “Cinderela lá lá lá” tem uma gata borralheira super antenada com o mundo da moda, “Rapunzel” apresenta trilha sonora de Toquinho, “Os 3 Porquinhos” é contado por dois açougueiros, e em “João e Maria”, as aves Bicudinha e Bicudona falam sobre a floresta em pleno desmatamento.

Pode-se também conferir a o site da Auti Books, plataforma de comercialização de audiobooks, que liberou acesso gratuito ao seu acervo de clássicos da literatura infantil. A editora disponibilizou audiobooks gratuitamente para a criançada. Ao todo são 10 clássicos infantis, que resgatam a tradicional forma de ouvir histórias, só que agora no formato digital, como “O Gato de Botas”, ‘Chapeuzinho Vermelho’, “Pinóquio”, “Os Três Porquinhos”, “Ali Babá e os Quarenta Ladrões”.

Luciana Vicente