person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Documentário apresenta inclusão através da arte

Vídeo conta a experiência e a metodologia do grupo Fábrica de Sonhos

Vídeo traz imagens de palco e bastidores do grupo Fábrica dos Sonhos | Foto: Fabricio Sviroski / ARTIMAGEM / Divulgação / CP

O espetáculo "Todo Mundo Tem Um Sonho", realizado pela Pertence Cultural, que levou mais de cem pessoas com deficiência ao palco do Theatro São Pedro na sua estreia, em setembro de 2019, ganhou formato de documentário. O vídeo conta a experiência e a metodologia do grupo Fábrica de Sonhos – Arte, Inclusão, Diversidade e Pertencimento, fundado pela entidade em parceria com a coreógrafa Bianca Bueno e a atriz e diretora Paula Carvalho, que assina o roteiro e direção do audiovisual. O lançamento será hoje, às 20h, no canal do YouTube da entidade. 
A produção, assinada pela E-frame Art and Filme, junto ao diretor de fotografia Voltaire Barbieri, traz imagens exclusivas das apresentações e bastidores do espetáculo, costuradas com entrevistas dos diretores e gestores do projeto, artistas com e sem deficiência e depoimentos de pessoas que presenciaram a encenação. Viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc, integra o projeto "Todo Mundo Tem um Sonho - Caminhos para um Porto Mais Alegre", que inclui exposição com imagens da peça e workshop de Dança-Teatro, realizado na última terça. Toda a programação contou com acessibilidade em Libras e audiodescrição. 
Criado há dez anos, o Pertence é referência nacional no atendimento de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, contando com 45 profissionais e 196 voluntários. Originalmente clube com ações de convivência e sociabilidade, se expandiu, realizando passeios, oficinas, atividades especializadas, curso profissionalizante, capacitações e viagens. E ainda 120 oficinas de teatro, 96 oficinas de música e 120 oficinas de dança, realizadas anualmente. São 600 vagas para ações virtuais e 120 vagas para Porto Alegre e região, nas modalidades presenciais.