person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Documentário comemora 12 anos de oficina de choro e samba em Porto Alegre

Com direção de Francisco Cadaval, curta será lançado neste sábado no Santander Cultural

Através do olhar de quatro personagens, filme mostra as mudanças na oficina ao longo dos anos | Foto: Tom L / Divulgação / CP
Será lançado neste sábado o documentário "Oficina Choro e Samba", às 19h, no Cine Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028), em Porto Alegre. Dirigido por Francisco Cadaval, o filme conta a história do projeto, que, nos últimos doze anos, promoveu a educação musical com o ritmo no tradicional espaço do Centro da Capital.

O curta de 15 minutos se sustenta no elenco composto por  Luis Machado, Mathias Pinto, Camila Kramer e Robert Lopes para resgatar e ilustrar as origens do gênero. Os encontros semanais que inspiraram o documentário têm esse mesmo objetivo.

Não é à toa que, no ano passado, a oficina recebeu menção honrosa no Prêmio Açorianos de Música. Já em 2016, estão sendo criados novos grupos para movimentar o cenário cultural nacional e até internacional, usando repertórios próprios e releituras dos nomes consagrados para o gênero, como Pixinguinha e Paulinho da Viola. 

As inscrições para a oficina são gratuitas e estão abertas para todos - e podem ser feitas aos sábados, no local, com o instrutor Mathias Pinto. Além disso, os participantes podem levar seus instrumentos. A sessão deste sábado do documentário tem entrada franca, com retirada de senhas por ordem de chegada, e ainda vai contar com os comentários de Luiz Machado, criador da oficina, e Mathias Pinto, atual coordenador. 

Correio do Povo