person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Documentário gaúcho "Substantivo Feminino" será exibido em Roma

Filme será exibido ao lado de outros premiados títulos do Festival de Cinema Latino Americano de Trieste

Documentário conta a história de Magda Renner e Giselda Castro, duas gaúchas que militaram por causas ambientais e femininas | Foto: Divulgação / Zapata Filmes / CP
O documentário gaúcho "Substantivo Feminino" será exibido na Itália. O filme integra a Mostra Especial que reúne os 12 longas-metragens premiados na última edição do Festival de Cinema Latino Americano de Trieste. As exibições dos filmes começaram no dia 26 de maio e nesta terça-feira, às 19h, será a vez da produção ser apresentado no Nuevo Cinema Aquila.

"Substantivo Feminino", de Daniela Sallet e Juan Zapata, foi premiado com o selo de "Compromisso Civil" no 32º Festival de Cinema Latino Amerinado de Trieste, que ocorreu em 2017 na Itália. O documentário conta a história de Magda Renner e Giselda Castro, duas gaúchas que militaram por causas ambientais e femininas desde 1960 e trouxeram a Porto Alegre a unidade brasileira da federação internacional Friends of the Earth, presente em mais de 70 países.

A Mostra Especial irá até a próxima sexta-feira na capital italiana. Com entrada gratuita para o público romano, o evento tem como objetivo ampliar os horizontes e o alcance da pluralidade da cinematografia latino-americana. O documentário gaúcho foi escolhido por seu ineditismo de conteúdo e significado atual da obra. “É uma história que precisava ser contada e que temos a obrigação de tornar conhecida. As causas defendidas por elas nos anos 70 estão vivas e cada vez mais urgentes”, disse o diretor do Festival, o chileno Rodrigo Diaz.

Correio do Povo