person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Documentário sobre Síndrome de Down começa filmagens em cidades gaúchas

As gravações de "Uma em Mil" estão previstas para acontecer de 16 a 30 de abril em Ibarama, Guaíba e Porto Alegre

Os diretores e irmãos Tiago e Jonatas Puntel Rubert | Foto: Lucélis Bertoletti / Divulgação / CP

Dirigido pelos irmãos Jonatas e Tiago Puntel Rubert, o longa documental "Uma em Mil" realiza suas gravações de 16 a 30 de abril em Ibarama, Guaíba e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O filme levanta o questionamento: qual a diferença entre ter e não ter Síndrome de Down? A partir dessa pergunta, Jonatas e Tiago,  vão além do diagnóstico médico que ocorre em cerca de um em cada mil nascimentos. Isso aconteceu duas vezes na família deles: Tiago e seu tio Cleber  têm a síndrome.

Através de conversas entre os diretores e o tio, juntamente com suas mães, o filme reflete sobre os pressupostos da "normalidade" e valoriza as diferenças.

Os irmãos relatam: "Estamos fazendo este filme para tentar entender quais são as diferenças que a deficiência intelectual faz emergir desde o ambiente familiar até o ingresso no mercado de trabalho e a busca pela autonomia"

E ambos questionam: “Pensar essas diferenças talvez nos ajude a criar modelos onde a diferença não precise ser um sinônimo de desigualdade social. Percebemos que o que é 'normal' para um de nós, muitas vezes não é para o outro. E aí nós nos perguntamos: o que é o ‘normal’? Como - e para quem - ele foi inventado".

Em 2021, o projeto de "Uma em Mil" foi contemplado para desenvolvimento na Lei Aldir Blanc, que também deu origem ao curta "A diferença entre os mongóis e mongoloides", documentário de animação dirigido por Jonatas e protagonizado pelo irmão Tiago. O filme recebeu os prêmios de melhor direção, roteiro e direção de arte na mostra gaúcha do 50˚º Festival de Gramado. "Uma em Mil" tem produção da Faço Filmes, com coprodução da SeuFilme, e distribuição da Olhar. Natasha Ferla assina a produção."Uma em Mil".

Correio do Povo