person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

“Don Pasquale” será exibido nesta Terça Lírica

Ópera buffa será montada hoje, às 19h, com membros da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) no projeto do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul

Don Pasquale abre a programação da Terça Lírica em 2024 com membros da Companhia de Ópera do RS | Foto: Vitória Proença / Divulgação

O Memorial do Judiciário do RS apresenta “Don Pasquale”, uma das mais bem-sucedidas obras de um gênero cômico conhecido como ópera buffa, às 19h, no Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, 55). Para esta versão pocket, o curador da Terça Lírica, Flávio Leite, escalou membros da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS). Entrada franca.

Quem encarna o papel-título da ópera é o baixo-barítono Guilherme Roman. O sobrinho, Ernesto, será interpretado pelo tenor César Pereira. Norina, personagem feminina da trama, ganhará a voz da soprano Elisa Lopes. O barítono Vinícius Braga será o Dr. Malatesta, que acaba ajudando o casal apaixonado em seu plano para conseguir se casar.

“Don Pasquale” em três atos estreou em 1843, no Théâtre Italien (Paris), e foi a antepenúltima das mais de 60 óperas que Donizetti escreveu. A ópera é uma comédia sobre um idoso que resolve casar com uma mulher muito mais jovem. Para lhe pregar uma peça, o amigo de Pasquale, o médico Malatesta, combina com a bela Norina, noiva de Ernesto, um casamento de mentira com o idoso.

Norina se casa com Don Pasquale e, após o casamento, transforma-se da meiga, gentil e casta senhorita que era em uma verdadeira megera que inferniza a vida do idoso. A série de óperas em formato "de bolso", montadas e apresentadas didaticamente, com entrada gratuita, nasceu há 13 anos, com o intuito de aproximar o público do gênero. A novidade do projeto este ano é a participação da CORS.

Fundada em abril de 2022, de forma surpreendente, a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul tem lotado salas de espetáculos de Porto Alegre e do Interior em suas apresentações.

Correio do Povo