person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Drama "Dogman" faz reflexão sobre questão da violência

Filme conta trajetória de homem frágil que decide recuperar sua dignidade

Narrativa acompanha um homem modesto e frágil, que trabalha em uma pet shop | Foto: Arteplex Filmes / Divulgação / CP

O cineasta Matteo Garrone apresenta um trabalho que reflete sobre a questão da violência. Seu filme anterior de destaque, “Gomorra”, tinha como foco o mundo cruel de um grupo mafioso de Nápoles, no Sul da Itália. Agora, em “Dogman”, a narrativa acompanha um homem modesto e frágil, que trabalha em uma pet shop. O personagem é interpretado por Marcello Fonte, que ganhou o troféu de Melhor Ator no Festival de Cinema de Cannes passado por esta atuação.

• Drama "Todos Já Sabem" estreia nesta quinta-feira

Na trama, o protagonista é atormentado por um ex-boxeador que vive circulando pelo seu bairro. Ambientado em uma periferia urbana, mostra pessoas comuns que se sentem regidas pela lei que prevalece na área, a do mais forte. Mas, em um certo dia, depois de mais um episódio de humilhação que sofre da parte do ex-boxeador, o protagonista decide reafirmar sua dignidade de qualquer maneira. A partir daí, ele arquiteta uma vingança.

O cineasta declarou que a bestialidade humana o instiga frente até ao comportamento de animais. “O filme não é apenas sobre vingança ou sobre a luta entre fracos e oprimidos, mas também sobre as consequências das escolhas que fazemos diariamente para sobreviver”, definiu.

• Jornalistas do CP sugerem favoritos ao Oscar de melhor atriz e ator

Outra estreia é “Normandia Nua”, dirigido por Philippe Le Guay (França). Na cidade de Mêle sur Sarthe, na região da Normandia, os agricultores estão gravemente afetados pela crise. Georges Balbuzard, o prefeito, recebe a visita de Blake Newman, um famoso fotógrafo conceitual, que tem por estilo deixar uma multidão sem roupas para suas fotos e pensa em fazer registros no local. O prefeito vê nesse encontro a chance de chamar atenção para sua aldeia. Resta saber se a população está disposta a ficar nua. 

Correio do Povo