person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Escritora francesa Leïla Slimani é a convidada do Fronteiras do Pensamento desta segunda

Cogitada ao cargo de Ministra da Cultura, jornalista reflete sobre papel da mulher na sociedade atual

A escritora e jornalista franco-marroquina Leila Slimani profere palestra neste segunda-feira no Salão de Atos | Foto: Heike Huslage-Koch/ Divulgação / CP
Afranco-marroquina Leïla Slimani é a convidada do “Fronteiras do Pensamento” para conferência, hoje, 19h45min, no Salão de Atos da Ufrgs (Paulo Gama, s/n). Com o livro "Canção de Ninar", ganhou em 2016, o prêmio Gongourt da literatura francesa. Graduada em Estudos Midiáticos, atuou como jornalista para a revista Jeune Afrique e, após ser presa ao cobrir a Primavera Árabe, iniciou o projeto de um romance. Publicou em 2014, “No Jardim do Ogro”, livro que recebeu excelentes críticas e foi um dos finalistas do Prêmio de Flore na França, com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano no Brasil pela editora Planeta. A escritora também participará da Festa Literária de Paraty (Flip).

“Canção de Ninar” aborda o papel da mulher na família e no mercado de trabalho, envolvendo sobrecarga, isolamento, culpa e cobrança. “O negócio é saber que não se pode ser perfeita nem como mãe e nem como profissional. Tento ser uma boa mãe e uma boa escritora. Não vou ser perfeita”, diz Leila.

A repercussão da obra e o engajamento político da autora levaram o presidente francês Emmanuel Macron a cogitá-la para Ministra da Cultura no ano passado. Ela recusou, mas se tornou a representante pessoal de Macron para a francofonia.

Correio do Povo