person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Espetáculo de flamenco é atração no 20° Porto Verão Alegre

Cia. Del Puerto irá se apresentar neste final de semana, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Cia. Del Puerto completa 20 anos em 2019 | Foto: Claudio Etges / Divulgação / CP
Entre as 117 atrações de teatro, música, circo, espetáculos infantis da 20 edição do Porto Verão Alegre, que segue até 17 de fevereiro em 17 espaços de arte da capital gaúcha, Teatro do Sesc Canoas e pelo Circuito Interior, uma apresentação sui generis é do A’ Gusto, espetáculo de flamenco da Cia. Del Puerto, que está completando 20 anos em 2019. As apresentações do espetáculo estão marcadas para este sábado e domingo, às 21h, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Avenida Independência, 75). Em cena estarão três bailarinas – Daniele Zill, Juliana Prestes e Graziela Silveira – e uma trilha sonora executada ao vivo ao violão por Giovani Capeletti e com o cantor convidado Diego Zarcon, do Rio de Janeiro.

“A Gusto”, em espanhol, significa à vontade e em contentamento. É o flamenco como a gente gosta, explica a bailarina e diretora geral Daniele Zill. Os ingressos estão disponíveis pelo www.portoveraoalegre.com.br ou nos pontos de venda físicos das lojas da Claro no Bourbon Shopping Wallig e no Praia de Belas Shopping, no Casarão Verde do Shopping DC Navegantes e na chapelaria do Theatro São Pedro.

Conforme Graziela Silveira, o espetáculo foi a montagem de apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2018 pelo centro de formação da Del Puerto. “Para o Porto Verão, nós professoras, coreógrafas, bailarinas profissionais nos apropriamos do espetáculo e convidamos o cantor do Rio, Diego Zarcon, que já tem uma afinidade com o grupo.

Juliana Prestes lembra que a Del Puerto tem este diferencial em relação aos outros grupos de flamenco pela pesquisa, por conta da intensidade das aulas e o volume de alunos. “São mais de 400 horas/aula ao ano e mais de 100 alunos”, revela.

Sobre pesquisa, Daniele Zill desenvolve a sua dissertação que trata do Gesto Flamenco para o mestrado em Artes Cênicas na Ufrgs. “Iremos apresentar esta pesquisa em junho no Festival de Flamenco, em Albuquerque, nos Estados Unidos”, finaliza.

A companhia que tem premiações por espetáculos como “Tablao”, “Las Cuatro Esquinas” (que fez circulação nacional), terá outra apresentação no PVA, do infantil “Flamenco Imaginário”, na próxima terça-feira, no Teatro do Sesc (Alberto Bins, 665). O espetáculo tem quatro prêmios Açorianos de Dança e Tibicuera de Teatro Infantil, além do Prêmio de Incentivo à Pesquisa em Artes Cênicas, do Teatro de Arena.

O PVA 20 anos acontece até 17 de fevereiro, com 117 atrações espalhadas em 17 espaços da Capital e interior. “O Sol da Meia-Noite” e a hashtag “cultura transforma” trazem o conceito que marca esta edição do festival, que é apresentada pelo Ministério da Cultura, Banrisul e Zaffari, e tem patrocínio de DLL, Corsan e Panfácil.

Correio do Povo