person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Espetáculo online sobre o caso Doca Street e Ângela Diniz

Apresentação, nesta sexta-feira, dia 26, utiliza técnicas do teatro para debater as mudanças no entendimento da Justiça em crimes contra as mulheres

Ângela Diniz foi assassinada em uma casa na Praia dos Ossos, em Armação dos Búzios, no Rio de Janeiro, por Doca Street | Foto: Wikipedia Commons / CP

A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) promove, nesta sexta-feira, dia 26, o espetáculo "Reescrevendo a história de um julgamento: o caso Doca Street e Ângela Diniz". Realizada na modalidade online a partir das 18h, ao vivo, pelo Zoom, a apresentação relembrará o famoso caso do assassinato de Ângela Diniz, que ganhou repercussão nacional e relevância histórica no movimento feminista.

A peça é o produto final do Project Field "O Direito como Performance: Teatro do Oprimido e Novas Técnicas do Direito" supervisionado pela atriz Carolina Coimbra e pela pesquisadora supervisora do Field, Gabriela Caruso, proposto pelo Programa Diversidade e Inclusão da FGV Direito Rio.

Ângela Diniz foi assassinada pelo namorado Doca Street, em 30 de dezembro de 1976, com quatro tiros. Em 1979, a tese da legítima defesa da honra foi aceita pela Justiça, que concedeu uma punição simbólica de dois anos com dispensa de cumprimento da pena.

Contudo, devido à forte pressão do movimento feminista, o primeiro veredito foi anulado a pedido do Ministério Público e, em 1981, montou-se um novo júri para avaliar o caso. A segunda condenação foi de 15 anos - dos quais Doca Street cumpriu três em regime fechado; dois no semiaberto e, nos outros, conseguiu liberdade condicional. Doca morreu, no dia 18 de dezembro de 2020,  aos 86 anos, em São Paulo.

Inscrições: https://evento.fgv.br/historiadeumjulgamento/

 

Arte & Agenda