person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Espetáculos sobre nazismo e feminismo são atrações em Porto Alegre esta semana

"Os Homens do Triângulo Rosa" e "Mulheragem" tratam sobre diferentes tipos de violência

"Os Homens do Triângulo Rosa" fala sobre a perseguição aos homossexuais no regime nazista | Foto: Luciane Pires Ferreira / Divulgação / CP
A Companhia Teatro ao Quadrado apresenta, na programação do Porto Verão Alegre (PVA), “Os Homens do Triângulo Rosa”, nesta quarta e quinta-feira, às 21h, no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307). Margarida Peixoto dirige o espetáculo, que trata da perseguição dos homossexuais pelo regime nazista.

Identificados com triângulos rosas, estes homens eram aprisionados e mortos em campos de concentração, na Alemanha, entre os anos 1930 e 1940, privados de suas vidas e de seus direitos fundamentais, no III Reich. O espetáculo expõe a crueza do tratamento dispensado aos prisioneiros, mas acena com a esperança de sobreviver à brutalidade por meio do amor pelo semelhante, que pode surgir nos lugares mais inesperados.

O elenco conta com Marcelo Ádams, Frederico Vasques, Gustavo Susin, Gisela Habeyche, Pedro Delgado, Alex Limberger, Edgar Rosa e Elda Pires.

Ainda, Guadalupe Casal dirige “Mulheragem”, composta por cenas curtas autorais de sete atrizes, que refazem a memória de mulheres na história e denunciam a violência cometida contra elas, nesta quarta e quinta-feira, às 21h, no Teatro Arena (altos do viaduto da Borges de Medeiros, 835).

A pesquisadora Juliana Volkmer se inspira em suas avós, mulheres comuns que guardavam histórias extraordinárias e repletas de ensinamentos, como tantas outras avós. A performer e mestranda em Teatro pela Ufrgs, Manuela Miranda, compartilha seus questionamentos sobre o silenciamento das mulheres negras, tendo como figura central da investigação a sua avó paterna.

Já Juçara Gaspar interpreta Violeta Parra, no solo de teatro e poesia, sobre a cantora e compositora chilena. Também no elenco, Silvana Rodrigues, Juliana Kersting, Iassanã Martins e Daniele Zill.

Correio do Povo