person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Exposição de Rochelle Costi em Porto Alegre

A mostra 'Ex-passado - Plano de Expansão', planejada para o porão da Pinacoteca Aldo Locatelli, foi adaptada para visita virtual

Cerâmica indígena que está na mostra ‘Ex-Passado - Plano de Expansão’ | Foto: Rochelle Costi / Divulgação / CP

A exposição de Rochelle Costi foi adaptada para as mídias sociais em função da pandemia da Covid-19 pela Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). “Ex-passado - Plano de Expansão”, antes planejada para ocupar o Porão da Pinacoteca Aldo Locatelli durante as comemorações da Semana de Porto Alegre, ganha postagens a partir de hoje e nas terças-feiras de maio e junho.

Em seu trabalho, a artista busca revisar as relações entre a população porto-alegrense, os objetos e o espaço da cidade, a partir de dejetos encontrados em escavações arqueológicas em lugares às margens do Guaíba, onde o descarte de lixo era permitido pelo Código de Posturas entre os séculos XVIII e XIX. Entre os locais de pesquisa estão a Praça Brigadeiro Sampaio, a Santa Casa de Misericórdia, o Mercado Público Central e o próprio Paço dos Açorianos, onde a exposição será apresentada fisicamente em data ainda a ser definida. 

Há também uma peça encontrada na Ponta do Arado, na zona Sul da cidade, onde se encontra uma comunidade indígena Mbya Guarani. Guardião dos acervos citados, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo disponibilizou o material para pesquisa e registro das cinco peças selecionadas.

Artista multimídia, Rochelle faz uso de fotografia, vídeo e instalação para apresentar o material encontrado. A sua concepção de fotografia traz referências à prática do colecionismo, o que se reflete diretamente em seu trabalho, geralmente organizado em séries. Sua abordagem parte da observação do cotidiano, ativando a percepção do espectador pelo estranhamento e pela identificação com os elementos apresentados. A mostra pode ser acompanhada através de vídeo na página do Facebook da Coordenação de Artes Plásticas da SMC e pelo Instagram @artesplasticaspoa.

 

Correio do Povo