person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Exposição “Esconderijos do Tempo” celebra 29 anos da Casa de Cultura Mario Quintana

Mostra reúne 22 fotografias inéditas de Dulce Helfer e Gilberto Perin

Exposição terá abertura nesta quarta-feira | Foto: Gilberto Perin / Divulgação / CP

Pelas comemorações de seus 29 anos, a Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736) apresenta a exposição “Esconderijos do Tempo”, composta por 22 fotografias inéditas de Dulce Helfer e Gilberto Perin. Os renomados profissionais retrataram os espaços e as atividades do centro cultural, além de recantos e encantos do prédio histórico. A abertura será no dia do aniversário: hoje, às 18h, no Espaço Majestic. 

Poderão ser conferidas 11 imagens de cada fotógrafo, em cor e preto e branco, com uma visão sensível e única da Casa de Cultura, destacando as muitas facetas de um espaço multicultural, turístico e emblemático para a história de Porto Alegre. O nome da mostra é uma citação do título do livro homônimo, lançado em 1980, e que rendeu ao poeta Mario Quintana o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.

Primavera dos Museus

Na quinta-feira, a partir das 16h, o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul inaugura sua programação em comemoração à 13ª Primavera dos Museus, em dois espaços da Mario Quintana. A intervenção de arte têxtil “Gênese”, do coletivo de artistas mulheres Tramando Arte, ocupará a cúpula do Jardim Lutzenberger (quinto andar), e “Manaslisas”, de Jorge Aguiar, a Fotogaleria Virgílio Calegari (sexto andar).

A intervenção “Gênese” dá sequência a uma série de ações artísticas efêmeras que têm transformado a outra cúpula do centro cultural em um novo espaço de relações ativas com o público, provocando, por meio das linguagens contemporâneas, um diálogo sensível com a vocação arquitetônica do lugar. O grupo Tramando Arte é formado pelas artistas Ana Nunes, Cinthia Sfoggia, Lia Braga, Lúcia Guaspari e Silvana Taquattiá. 

A “Manaslisas”, com curadoria de Eurico Salis e apresentação de Lídia Fabrício, reúne uma série de 22 fotografias, nas quais Jorge Aguiar faz uma releitura do mais famoso retrato da História da Arte, a Mona Lisa. Ele convidou as modelos destes retratos contemporâneos a pousar “emolduradas” pela realidade social da periferia onde vivem. As visitações à Casa de Cultura são de terças a sextas, das 9h às 21h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 21h. 

Correio do Povo