person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Exposição gratuita em Porto Alegre celebra a trajetória de Zoravia Bettiol

Mostra no Margs estreia nesta terça e fica com visitação até dezembro

Obra "Você acredita na mulher serrada", da série Circo, está entre os trabalhos exibidos | Foto: Zoravia Bettiol / Reprodução / CP
O Museu de Arte do Rio Grande dos Sul (Pça. da Alfândega, s/n.), em Porto Alegre, inaugura nesta terça-feira a exposição “Zoravia Bettiol – o lírico e o onírico”, que marca os 60 anos de trajetória profissional da porto-alegrense Zoravia Bettiol. A mostra, cuja abertura tem início às 18h30min, reúne obras de mais de seis décadas e fica em exposição até 11 de dezembro. A visitação ocorre de terça a domingo, das 10h às 19h, e é gratuita.

Na lista de trabalhos expostos estão desenhos, pinturas, gravuras, arte têxtil, objetos, ornatos e joias, além de registros de performances. Entre os destaques, a série “Sentar, sentir, ser”, iniciada em 2005 e concluída em 2016. Surgida a partir da reflexão do grande tempo que as pessoas permanecem sentadas, diariamente, a série exibe a própria artista em poses e situações engraçadas, realizando distintas ações que podem ser feitas enquanto se está, justamente, sentado.

Outro destaque está no conjunto completo de xilogravuras para a lenda “A salamanca do Jarau”, publicada por Simões Lopes Neto em seu livro "Lendas do Sul", de 1913. Zoravia ilustrou o texto no final dos anos 1950, produzindo 27 imagens que serão expostas pela primeira vez em sua totalidade, acompanhadas por vários estudos preparatórios.

Correio do Povo