person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Fábrica de Gaiteiros e Orquestra Jovem do RS fazem show gratuito no Theatro São Pedro

Apresentação conjunta ocorre nesta terça-feira, em comemoração ao aniversário de Porto Alegre

Espetáculo irá contar com um repertório repleto de músicas tradicionais gaúchas | Foto: Isaías Mattos / Divulgação / CP

Em comemoração ao aniversário de 247 anos de Porto Alegre, os projetos Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul e Fábrica de Gaiteiros se reúnem nesta terça-feira para um show conjunto. A apresentação ocorre partir das 21h, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº). Com entrada gratuita, os ingressos estão disponíveis para retirada no local, mediante lotação da casa.

Dividido em três momentos, o espetáculo irá contar com um repertório repleto de músicas tradicionais gaúchas. No início, Renato Borghetti e a Fábrica de Gaiteiros executam músicas como "Brincando com a Dora" e "Pedra no Sapato". Em seguida, a Orquestra Jovem do RS, comandada por Telmo Jaconi, apresenta "Céu, Sol, Sul", "Canto Alegretense", "Querência Amada". Para encerrar, sobem ao palco Renato Borguetti, a Orquestra Jovem do RS e os Gaiteirinhos. Juntos, vão executar "Merceditas", "Barra do Ribeiro", "Minuano" e "Milonga para as Missões".

Depois da apresentação na Capital, o espetáculo segue para mais duas cidades gaúchas: Nova Santa Rita e Triunfo. Em Nova Santa Rita, o show será no dia 22 de março, no Centro de Eventos Olmiro Brandão. Já em Triunfo a apresentação está agendada para dia 5 de abril, no CTG Estância da Vendinha.

Criados por dois músicos consagrados do Rio grande do Sul, os dois projetos apresentam algo em comum: acreditam na transformação social através da música. Na Fábrica de Gaiteiros, de Renato Borghetti, alunos de sete a quinze anos aprendem música e confeccionam acordeões. Já a Orquestra Jovem é destinada a alunos da rede pública entre 10 a 24 anos, além de ensinar a tocar os instrumentos que compõem uma orquestra, a iniciativa também oferece conhecimentos como ética e cidadania, educação ambiental, higiene, imagem pessoal, promoção da qualidade de vida e empreendedorismo.

Correio do Povo