person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Feira do Livro de Porto Alegre ocupará menos espaço da rua dos Andradas

Evento acontece de 28 de outubro a 6 de novembro

Evento acontece de 28 de outubro a 6 de novembro | Foto: Mauro Schaefer
A mais tradicional e maior feira a céu aberto da América Latina entra em sua 62ª edição, de 28 de outubro a 15 de novembro, sob o signo do acesso e da democracia em torno dos livros, da literatura e de outras manifestações correlatas às letras. Tendo como patrona a escritora Cíntia Moscovich, a feira irá parecer menor, conforme afirma o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Marco Cena Lopes, mas terá praticamente o mesmo número de expositores da edição anterior (113 expositores contra 111 deste ano). “Só utilizaremos metade do espaço da rua dos Andradas e irão para o Memorial do RS, a área internacional, a Biblioteca Moacyr Scliar, a Sala dos Autores e a Bebeteca”, explica Cena.

A crise que assola a cultura não fez com que arrefecessem as atrações nacionais e internacionais. “Dizem que a feira encolheu, eu acho que ela manteve a qualidade dos autores e dos temas em discussão”, revela o presidente da CRL. O time internacional é de peso: o português Valter Hugo Mãe, o israelense David Grossman, a norueguesa Marja Lunde, a sul-africana Futhi Ntshingila, o peruano Jeremias Gamboa, a cubana Teresa Cárdenas, o antilhano da Martinica Patrick Chamoiseau, a alemã Freya Schwachenwald, o francês Jean-Paul Delfino, os espanhóis Antonio Iturbe, Fontdevilla e Juan Gomez Bárcena, o mexicano Jorge Volpi, entre outros.

Do Brasil, as atrações são o historiador gaúcho radicado em Campinas Leandro Karnal, a escritora e cantora Adriana Calcanhotto, o poeta Eucanaã Ferraz, os historiadores Jorge Caldeira e Mary Del Priore, os escritores Antônio Risério e Daniel Galera.

A campanha publicitária da Feira terá como tema “Leia o que quiser. Só não esqueça dos livros”. Os sócios da agência Bonaparte, Samir Arrage e Pedro Becker, apresentaram os detalhes durante a semana no Master Grande Hotel. “Criamos então aquelas notícias incríveis de Internet. São 62 ao todo, o mesmo número de edições da Feira do Livro e na ação digital a pessoa vê esta notícia e clica, remetendo para a campanha da Feira, podendo compartilhar”, explica Becker.  A ação está pode ser conferida no site e nas redes sociais. Entre as manchetes inventadas da campanha estão “Homem é despejado por ouvir muito funk” e “Foto rara de borboleta chorando surpreende”.

O analfabetismo funcional que acomete 27% da população adulta brasileira, segundo dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) será tema dominante da Feira do Livro em atividades como o V Seminário Internacional de Bibliotecas. É analfabeto funcional a pessoa que conhece letras e números, mas não compreende o que lê e não executa operações matemáticas. “Neste ano, queremos dar destaque a esse grande problema, que continua em evidência na nossa população, em todas as idades e em todas as faixas de ensino e de vivências”, comenta Cena.

Homenagem a Açores

Numa feira em que as homenagens são muitas, o território autônomo dos Açores será o homenageado. Conforme a coordenadora da programação geral e adulta da feira, Jussara Haubert Rodrigues, serão nove autores açorianos e intensa programação construída com o governo dos Açores. “A literatura contemporânea açoriana é de grande qualidade. Porto Alegre foi fundada por açorianos e iremos fazer um resgate, um retorno e um reconhecimento a esta cultura pelas letras e da música”, comenta Jussara. Os autores açorianos são Eduíno de Jesus, Nuno Costa Santos, Francisco Cota Fagundes, Joel Neto, Madalena San-Bento, Urbano Bettencourt, Vasco Pereira Costa, Paula de Sousa Lima e Jorge Forjaz.

Entre as atividades da área geral e adulta, destaque à Festa Literária da Comunicação, a 2ª Flicom, dia 9 de novembro, no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo. Parceria da Feira com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, o evento apresenta autores de ficção, jornalistas e documentaristas com pesquisas em comunicação. Entre eles estão Otávio Frias Filho, Bolívar Torres, Antonio Hohlfeldt e Felipe Pena, João Paulo Cuenca e João Anzanello Carrascoza.

Área infantil e juvenil

A área infantil e juvenil será localizada na rua Sepúlveda e terá algumas instalações no Memorial do RS. Coforme a coordenadora Sônia Zanchetta, os destaques são o Teatro Carlos Urbim, onde são realizados os encontros Autor no Palco; o QG dos Pitocos, a Biblioteca Moacyr Scliar, com mais de sete mil livros.

“A Biblioteca ficará no térreo do Memorial do RS. As crianças, pais e professores leem no local e os professores consultam no local para orientar e qualificar a sua compra de livros”, observa. Sônia declara que muitos dos eventos da área são tradicionais como o Mutação na Feira, de zines, quadrinhos, que está na 11ª edição; o 10º Traçando Histórias, o 7º Seminário A Arte de Contar Histórias, além de projetos cuja realização envolve o ano inteiro, como o Adote um Escritor, parceria com a Secretaria Municipal de Educação (130 encontros em 98 escolas) e o Lendo Pra Valer, com a Secretaria Estadual de Educação (em 141 escolas estaduais da Região Metropolitana). “Teremos também a Estação de Acessiblidade para auxiliar as pessoas com algum tipo de deficiência e também os Colóquios de Inclusão para a eliminação destas barreiras dentro da Feira”, afirma. Mais pelo www.feiradolivro-poa.com.br.

Luiz Gonzaga Lopes