person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Feira do Livro de Porto Alegre traz a Terra do Gelo ao RS

Autor islandês Einar Már Gudmundsson, lança "Anjos do Universo" no evento

Livro trata da esquizofrenia e do país desde a sua independência nos anos 1940 | Foto: Turismo da Islândia / Divulgação / CP Memória
A Islândia é uma pequena ilha de 103 mil metros quadrados e 335 mil habitantes a Noroeste da Escandinávia, que já foi considerado o terceiro país mais desenvolvido do mundo pela Unesco, em 2013, e que tem economia movida pela pesca e pelo processamento de alumínio. Além disso, a crise bancárias de 2008, as atividades sísmicas, Björk e mais recentemente a classificação da seleção de futebol à Copa da Rússia deram uma maior notoriedade mundial à Islândia (Terra do Gelo em islandês). A sua literatura, porém, é muito pouco conhecida no Hemisfério Sul.

O mais famoso autor islandês é vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 1955, Halldór Laxness (1902-1998). Em 2002, chegava à ilha após abandonar o curso de Letras/Alemão da Ufrgs, o gaúcho de Viamão Luciano Dutra. “Numa viagem aos EUA, eu estava traduzindo os sonetos completos do Jorge Luis Borges e apareceram as sagas islandesas. Decidi conhecer o país para aprofundar meus estudos da língua e literatura. Tinha interesse em Halldór Laxness e em textos bíblicos e das sagas islandesas”, diz. Desde então, Luciano, já traduziu dezenas de escritores islandeses para português e espanhol, inclusive Einar Már Gudmundsson, que lançou “Anjos do Universo” (1995), vencedor do Prêmio Nórdico de Literatura.

A obra foi lançada no Brasil pela editora Hedra e terá mesa no próximo sábado, às 18h, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1223), pela 63ª Feira do Livro da Capital, seguida de autógrafos. A obra trata da esquizofrenia do personagem Páll, mas traça um painel da Islândia e principalmente da capital Reykjavík desde a independência do país no final dos anos 1940.

Correio do Povo