person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Carregando ...

Eventos literários marcam agenda cultural hoje em Porto Alegre

No Instituto Ling, professora apresenta história e obras de João Cabral de Melo Neto

Obras de João Cabral de Melo Neto são destaque hoje no Instituto Ling | Foto: Bob Wolfenson / Divulgação / CP
Carregando ...

Os jornalistas Juremir Machado da Silva, Moisés Mendes e Vera Daisy debatem “Mídia e Democracia”, hoje em Porto Alegre, às 19h30min, no Sintrajufe/RS (Marcílio Dias, 660). A atividade gratuita e aberta à comunidade marca a retomada do projeto “Conversas Impertinentes”, com o qual o Sintrajufe/RS promove debates e palestras com uma visão crítica sobre temas atuais. O assunto escolhido nesta edição busca discutir o papel da mídia na conjuntura brasileira. Haverá emissão de certificado e não é necessária inscrição prévia. 

A oportunidade para conhecer um pouco do premiado escritor João Cabral de Melo Neto (1920-1999) é hoje, às 16h, com o projeto “Poesia no Ling”, no Instituto Ling (João Caetano, 440). A professora Maria do Carmo Campos apresenta a biografia e detalhes da obra do escritor de “O Cão sem Plumas”, “Morte e Vida Severina” e “Agreste”, além de dar voz a alguns de seus mais famosos poemas. Os ingressos para o evento estão à venda no site do Instituto Ling.

João Cabral, um dos maiores poetas da literatura brasileira, pertenceu à terceira fase do modernismo e é conhecido por sua capacidade de experimentação e inovação linguística. Sua poética explorou desde a lírica amorosa até a poesia engajada. Traduzido para diversos idiomas, recebeu uma série de prêmios importantes, como o Camões, o Neustadt International e o Rainha Sofia.

Outra oportunidade literária é o bate-papo gratuito com o escritor Altair Martins sobre o seu novo livro “Os Donos do Inverno” (Editora Dublinense), a partir das 19h30min, na Biblioteca Central da PUCRS (Ipiranga, 6681). A conversa será mediada pelos professores da Escola de Humanidades Ricardo Barberena e Arthur B. Telló.

Identidade indígena

Já a edição de outubro do “Papo Justo”, também hoje, às 19h, recebe Raquel Rodrigues, do povo Kubeo, para falar sobre a identidade indígena. Natural de Manaus (Amazonas), ela é ativista pelos direitos dos povos originários do Brasil, pedagoga e mestranda em Educação (Ufrgs) e cofundadora do Terá Coletiva Terratral. Atua como performer, bailarina e facilitadora de oficinas educativas, como o “Teatro de Tapera”.

No Clube de Cultura (Ramiro Barcelos, 1853), por sua vez, nesta quinta, às 19h, será realizada a palestra gratuita “Paisagens Rituais”, com a artista plástica peruana Augusta Sarria Larco. Ela falará sobre a técnica utilizada em seu trabalho e traçará um panorama atual sobre as artes plásticas no Peru.

A palestra faz parte das atividades da exposição da artista, que se encontra aberta ao público até o dia 2 de novembro, na Galeria André Paulo Franck, das 17 às 22h, de segunda a sábado, com entrada franca. A artista busca na pedra sagrada Wanka e nas cores dos vales peruanos os elementos espirituais, estéticos e pictóricos para produzir a sua obra. 

Correio do Povo