person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Carregando ...

Programação deste sábado da Feira do Livro traz grandes nomes da literatura

Agenda desta tarde começa às 15h, com a escritora Rosa Montero, seguida de Conceição Evaristo, às 18h

Conceição Evaristo participa, às 15h, do painel "A força da literatura e do real", na 66ª Feira do Livro de Porto Alegre | Foto: Lívia Wu / Divulgação / CP
Carregando ...

Todos os dias, a 66ª Feira do Livro de Porto Alegre, traz uma programação recheada de grandes nomes da literatura, com agenda para todos os públicos. Neste sábado, desde às 10h, está acontecendo o evento "Traçando Histórias – Conversas sobre ilustração de Literatura Infantil e Juvenil", trazendo a palestra de Sílvia do Canto na abertura. O evento infanto-juvenil terá um total de três palestras, e ocorre até às 19h, contando com a palestra da escritora e ilustradora Mariângela Haddad, das 14h30 às 16h30, e do autor de livros infantis Peter O Sagae, das 17h às 19h.

Às 15h, ocorre o encontro "As sintonias da vida e da morte", com a participação da escritora espanhola Rosa Montero, junto com os autores Emir Rossoni e Renata Wolff. Quando Rosa Montero leu o diário da cientista Marie Curie, escrito após a morte do marido, ela viu sintonias com a sua própria vida. Este foi o ponto de partida de “A Ridícula Ideia de Nunca Mais te Ver” (Todavia, 2019). Nesta conversa, a autorea de “A Louca da Casa”, fala sobre sua obra, a questão do luto, as reflexões sobre a pandemia e a importância da ciência e das vivências. Às 19h30min, a escritora portuguesa Inês Pedrosa e a ex-patrona Jane Tutikian falam sobre o desbravar a alma das mulheres para encontrar força, independência e resiliência. As cobranças do espelho, os estigmas da sociedade e os impactos da solidão são tratados pela autora de “Fazes-me Falta”, “Desamparo” (Leya, 2016) e “Dentro de ti ver o mar” (Alfaguara, 2013).

A ativista e escritora mineira, Conceição Evaristo participa, às 15h do evento "A força da literatura e do real", acompanhada da escritora Natalia Borges Polesso (na mediação) e do professor e escritor Jeferson Tenório - patrono da 66ª Feira do Livro. Conceição Evaristo apresenta em seus livros, como “Insubmissas lágrimas de mulheres” (Malê, 2017), “Becos da memória” (Pallas, 2017) e “Olhos D'Água” (Palla, 2014), retratos das mulheres reais, solidárias e corajosas do mundo atual.

Para encerrar a programação, às 19h30, começa o evento "Uma jornada singular", com as escritoras Inês Pedrosa e Jane Tutikian. Os livros da escritora portuguesa Inês Pedrosa, como “Desamparo” (Leya, 2016) e “Dentro de ti ver o mar” (Alfaguara, 2013), celebram, descrevem e apoiam esta jornada e universo singulares, poéticos e pungentes.

Amanhã, às 18h, as escritoras Amara Moira, Eliana Alves Cruz participam do evento "Sob os olhares do mundo", com mediação do jornalista Vitor Necchi, falando sobre literatura, transexualidade e sexualidade, processos criativos, sociedade e convívio. Já às 19h30, a missionária da tradição zen-budista Monja Coen conversa com o médium-sacerdote de umbanda Norberto Peixoto no painel "Um universo de semelhanças, diferenças e tolerância", sobre a importância do diálogo e da empatia.

Todos os eventos são gratuitos e poderão ser acessados através do site oficial da Feira do Livro.

Correio do Povo