person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Fernanda Chemale expõe “Ainda Ontem: Melodias ao Vento” na Galeria do Dmae

Mostra apresenta imagens marcantes da artista e tem abertura na noite desta quinta-feira

"Corrida", da série "ElefanteCidadeSerpente", de 2006. | Foto: Fernanda Chemale / Divulgação / CP

“Ainda Ontem: Melodias ao Vento” é a exposição de Fernanda Chemale, com curadoria de Ângela Belinde e expografia de Marco Fronckowiak, que abre nesta quinta-feira, dia 1, das 18h às 21h, na Galeria de Arte Dmae  (24 de Outubro, 200). Na ocasião haverá performance de Gisela Rodriguez e Deborah Finocchiaro. 

A mostra apresenta fotografias marcantes da artista , que dialogam com o espaço, reunindo séries inéditas e trabalhos icônicos. O cotidiano sua principal matéria prima de pesquisas; a natureza, o revigorar das séries e a música, um documento sempre presente. A fronteira entre realidade e ficção é um campo de construção das imagens e é neste ambiente que o espectador é desafiado a decifrar. Trabalha questões relacionadas à fotografia e à memória desenvolvendo projetos artísticos e documentais. 

Esta retrospectiva está dividida nas seguintes fases representativas do seu trabalho:  O Rock em 4 tempos: Rock Luz Velocidade (1991), Lory Flash (1996), Tempo de rock e luz (2004) e Retratos Clássicos do Rock Gaúcho (2012); Face (2003), ElefanteCidadeSerpente (1991 - 2008), A Rua Suspensa (2008-2013),  Espaço de Conflito (2011), Desordem (2015), Rastros d’Eus (2017). Haverá também o livro de artista Capa Preta (2017) a série Diário de Memórias e o Objeto de Memória (2020) e a série inédita Entre Perspectivas (2022). 

A visitação será de 2 de setembro a 14 de outubro, das 8h às 17h30min. 

Fernanda Chemale

Fotógrafa graduada em Comunicação Social pela Famecos/PUCRS, é autora dos livros "Tempo de Rock e Luz", "ElefanteCidadeSerpente e Desordem. Em sua trajetória, conta com exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, como em Montevidéu, Buenos Aires, Portugal, Itália, Japão, Genebra, Estados Unidos. Suas obras estão em coleções públicas e privadas, tais como: Museu de Arte de São Paulo, MASP (Coleção Pirelli / Masp); Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM (Coleção Joaquim Paiva); Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS; Pinacoteca Aldo Locatelli – PMPA; Museu dos Descobrimento em Portugal, Mediterraneum Collection – Itália onde irá expo rem 2023.

Correio do Povo