person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Festival da Funarte exibe espetáculos de videodança

Dois grupos gaúchos participam: a Cia. Giro Livre e o Grupo Ballet de Pelotas

Espetáculo 'Uma Fronteira Diferente', da Cia. Giro Livre, será exibido na 2ª edição do Festival Funarte Acessibilidança Virtual | Foto: Braskus Audiovisual / Divulgação / CP

O Festival Funarte Acessibilidança Virtual foi criado a partir das ações do Edital Dança Acessível – Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual. No concurso, foram contemplados 25 projetos de vídeos de espetáculos com foco na acessibilidade e no ineditismo e que promovam o acesso online de pessoas com algum tipo de deficiência visual e/ou auditiva. Os prêmios foram distribuídos para grupos de dança das cinco regiões do país.

Do Rio Grande do Sul, são dois os grupos premiados: a Cia. Giro Livre e o Grupo Ballet de Pelotas.

Nesta sexta-feira, dia 8 de julho, a Cia. Giro Livre (RS) apresenta "Uma Fronteira Diferente". A vídeodança mostra as peculiaridades da fronteira, relacionando os países Brasil e Uruguai, por meio das cidades Santana do Livramento e Rivera. O espetáculo busca priorizar os artistas locais, compositores, cantores e bailarinos. A montagem exibe coreografias regionais estilizadas do folclore gaúcho e uruguaio, mesclando com outros ritmos. Na abertura e no encerramento, o grupo apresenta o Parque Internacional, praça que pertence aos dois países, dançando em frente ao marco e às bandeiras da fronteira.

No dia 13 de julho, será exibida mais uma performance do Rio Grande do Sul: "Transversus", do Grupo Ballet de Pelotas. O espetáculo é uma obra poético-documental construída a partir dos atravessamentos vivenciados pela companhia de balé durante o período pandêmico. A performance traz novos olhares e possibilidades em dança, a partir de uma montagem audiovisual que promove diálogos de movimento entre corpos diversos e espaços múltiplos, aliando recursos de Libras, legendagem e audiodescrição na produção de um trabalho acessível com grande potencial artístico.

As montagens, com recursos de Libras e audiodescrição, ficarão disponíveis para acesso gratuito no canal da Funarte no YouTube (www.youtube.com/funarte). Os demais projetos contemplados nas outras regiões do Brasil serão exibidos até setembro. Os vídeos dos 25 espetáculos premiados em todas as regiões do país serão publicados no canal da Funarte no YouTube, às quartas e sextas-feiras, às 20h.

Correio do Povo