person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Festival de Cinema de Gramado celebra bom público em sua edição de 50 anos

Após restrições da pandemia, Festival voltou a lotar sessões de filmes e movimentar Gramado

47º Festival de Cinema de Gramado ocorre em agosto | Foto: Diego Vara / Divulgação / CP

O 50° Festival de Cinema de Gramado chega ao fim, na noite deste sábado, na cerimônia de premiação, com a entrega dos troféus Kikitos. No entanto, em entrevista coletiva, a organização do Festival aproveitou e já fez um breve balanço desta edição antes do evento noturno. Distante após dois anos com a pandemia, o público retornou ao evento e foi celebrado.

Um dos pontos positivos foi a entrada com valor mais acessível para o público em geral. Antigamente era cobrado ingresso. Neste ano, para obter os tíquetes de entrada os interessados deviam levar 2 quilos de alimento não perecível na bilheteria, localizada na Sociedade Recreio Gramadense. "Sempre há uma parte reservada a patrocinadores e convidados na plateia. E nem sempre quem conseguiu ingresso fica até o final, porque são 2 longas-metragens e 2 curtas por noite", explicou Diego Scariot, diretor de eventos da Gramadotur. E ressalta: "Estamos muito contentes com esta edição do festival, o objetivo foi atingido".

Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, destacou os 50 anos do festival. "Chegamos nesta edição com certa maturidade", disse ela, ressaltando o apoio dos patrocinadores. Ela também destacou que o Cine Embaixador, onde ocorrem as sessões de cinema, é uma propriedade privada e que o festival precisa pagar aluguel para usá-lo. A intenção atual é comprá-lo e já está em andamento um edital de compra", adiantou.

A artista argentina Soledad Villamil, que integra a curadoria dos longas ao lado de Marcos Santuario e Dira Paes, contou que este foi seu primeiro festival de Gramado presencial como curadora, pois quando assumiu o cargo começou a pandemia. Ao lado de Santuario, foi destacado que a visibilidade que o festival dá aos filmes ajuda em suas trajetórias. "Todos os filmes que passam aqui ganham o mundo", comentou Santuario. 

A experiência on-line dos dois últimos anos resultou em que parte da programação continuasse sendo híbrida, de maneira que a Mostra Competitiva de Documentários Brasileiros foi exibida pelo Canal Brasil. Nesta categoria, o vencedor já foi anunciado. É "Um Par para Chamar de Meu", de Kelly Spinelly (SP), que fala sobre etarismo ao abordar casos de mulheres idosas que contratam personal dancers para levá-las para dançar.

Adriana Androvandi