person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Festival de Cinema de Gramado: homenagens e troféus

Foram entregues homenagens a profissionais que contribuíram de maneira fundamental para o cinema gaúcho e marcaram a história do Festival

Ivo Czamanski e Gina O'Donnell receberam homenagem em Gramado | Foto: Edison Vara / Pressphoto / Divulgação

Na noite de terça-feira, dia 16 de agosto, foram entregues homenagens a profissionais que contribuíram de maneira fundamental para o cinema gaúcho e marcaram a história do Festival de Cinema de Gramado.  Os homenageados foram Ivo Czamanski e Gina O'donnell.

Ivo Czamanski é reconhecido e longevo diretor de Fotografia, atuando desde o final dos anos 1960. Trabalhou em filmes como "Brizola - Tempos de Luta" e "Netto e o Domador de Cavalos", ambos de Tabajara Ruas, entre vários outros. Em 2009, ele recebeu uma homenagem do Festival de Cinema de Gramado por conta de seus 50 anos de atividades no setor audiovisual. Czamanski também já foi diretor do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e foi das mãos do atual diretor, Zeca Brito, que recebeu uma placa comemorativa no palco do Palácio dos Festivais.

Gina é produtora executiva de filmes e começou sua carreira no final dos anos 1970, como assistente de direção de Milton Barragan e Pereira Dias, que dirigiram filmes de Teixeirinha, e até os longas recentes dirigidos por Cristiane Oliveira, como "A Primeira Morte do Joana" (2021). Ela recebeu a homenagem das mãos da produtora Aleteia Selonk. O crítico de cinema Hélio Nascimento também foi homenageado, mas não compareceu à cerimônia. O prêmio é uma iniciativa da Sedac-RS (Iecine) e Gramadotur. 

Nesta quinta-feira, dia 18 de agosto, o 50º Festival de Cinema de Gramado, no Palácio dos Festivais, reverencia as atrizes Ítala Nandi e Paulina García. Elas vão receber, respectivamente, os troféus Leonardo Machado e Kikito de Cristal no palco do Palácio dos Festivais.  50º Festival de Cinema de Gramado.

Adriana Androvandi