person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Festival de teatro reúne três mostras artísticas

Evento irá oferecer mais de 20 apresentações até dia 26 de junho

Festival de teatro reúne três mostras artísticas | Foto: Margareth Leite / Divulgação / CP
Um dos mais representativos festivais do Rio Grande do Sul oferecerá mais de 20 apresentações, de 11 grupos nacionais e internacionais, além de ações formativas, que destacam um teatro não convencional e fora do circuito comercial. Terá início nesta sexta, o 5º Festival Jogos de Aprendizagem”, que movimentará Porto Alegre até dia 26.

Realizado pelo Ói Nóis Aqui Traveiz, é dividido nas mostras de Espetáculos, Desmontagens e Pedagógica. A primeira homenageia o escritor e diretor argentino Aristides Vargas e seu grupo Malayerba, com uma poética carregada de metáforas, que transformam a visão do cotidiano. Ele participará de conversa amanhã, às 15h, na Terreira da Tribo (Santos Dumont, 1186) e de oficina, de 19 a 21 deste mês, pela manhã; além de quatro peças,

encenadas por grupos da Argentina, Brasil e Equador. São elas: “Instrucciones para Abrazar el Aire”, que abre o evento, dia 16 próximo, às 20h no Theatro São Pedro (TSP); e “La Razón Blindada”, dia 24, 20h, no Sesc Canoas (Guilherme Schell, 5340).

A mostra discute aspectos da identidade ibero-americana, mergulhando em histórias e lendas das culturas originárias e o processo de colonização europeia. A Desmontagens contará com artistas brasileiros e latino-ametricanos que trarão suas experiências de criação. Já a Pedagógica traz trabalhos criados a partir de oficinas e processos de formação de diversos grupos e entidades locais. Os argentinos do Línea Roja apresenta “Flores Arrancadas a la Niebla”, sobre migração, no TSP, neste fim de semana, às 20h no TSP. No domingo tem “Cliban, a Tempestade de Augusto Boal” às 15h, na Redenção. A agenda completa está no site do festival.  


Correio do Povo