person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Festival Indie 2012 começa hoje na Usina do Gasômetro

Filmes de importantes diretores do cinema mundial poderão ser vistos gratuitamente

´Apenas o Vento´ integra a mostra de filmes | Foto: Festival Indie / Zeta Filmes / Divulgação / CP
Filmes de importantes diretores do cinema mundial poderão ser vistos durante cinco dias no Festival Indie 2012, que começa nesta terça-feira na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, às 19h, com um coquetel. Considerada uma das mais importantes mostras cinematográficas itinerantes realizadas no Brasil, chega pela primeira vez à capital gaúcha em uma promoção da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a Zeta Filmes, realizadora do Festival, e a produtora local Surreal Filmes.

A programação na Capital gaúcha apresenta um recorte desse grande festival de cinema, já consolidado em outras capitais brasileiras. O Indie, que começou em 2001, em Belo Horizonte, surgiu com o principal objetivo de exibir o cinema internacional e nacional que não se via no circuito comercial, apresentando uma programação que privilegia o cinema autoral, de arte. A abertura do evento terá a exibição do mais recente filme do cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, 'Hotel Mekong', às 20h. Este longa-metragem foi filmado em meio a grandes inundações que afetaram o Nordeste da Tailândia, às margens do rio Mekong, em 2011. Apichatpong é considerado uma das vozes mais originais do cinema atual.

Ao longo de 12 edições, este festival já realizou várias retrospectivas e muitos desses diretores retornam com seus novos filmes, permitindo, assim, observar sua trajetória profissional. É o que acontece nesta edição com três dos diretores favoritos do Festival: além de Apichatpong Weerasethakul, a premiada diretora japonesa Naomi Kawase e o francês Philippe Grandrieux. Além de filmes destes cineastas e outros inéditos, também integra a mostra o filme 'O Som ao Redor', de Kleber Mendonça Filho, premiado com quatro Kikitos no Festival de Gramado em agosto passado. A entrada é franca e a programação do festival é diferente a cada dia, podendo ser conferida no site.

Bookmark and Share

Correio do Povo