person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Festival literário homenageia João Gilberto Noll, em Porto Alegre

“Rastros de Verão” ocorrerá em quatro livrarias região central

Festival homenageia Noll | Foto: CP Memória

Porto Alegre ganha um novo festival literário com leituras, bate-papos e sessões de autógrafos realizados em quatro livrarias da região central, desta segunda-feira até 28 de março. A primeira edição presta homenagem ao legado de João Gilberto Noll (1946-2017), sendo batizada de “Rastros de Verão”, livro do escritor gaúcho que traz um personagem que vaga pela cidade deserta em uma terça-feira de Carnaval.

Na Bamboletras (Lima e Silva, 776), hoje, às 19h30min, a programação começa com o encontro entre escritores Paulo Scott, Julio Conte e Daniel Galera e a leitura de trechos de textos de Noll, com comentários sobre a sua obra. Amanhã, terá bate-papo com Luisa Geisler, José Francisco Botelho e Luis Augusto Farinatti, sob a mediação de Milton Ribeiro. 

A semana contará também, na quarta, às 19h30min, na Padula Livros (Fernando Machado, 997), com bate-papo com a presença de Santiago, Rafael Correa e Aline DaKa. Na quinta, no local, será vez de conferir leituras com Lilian Rocha, Diego Petrarca e Ryan Mainardi. 

O “Rastros de Verão”, idealizado pelo produtor cultural Fernando Ramos, nasceu com a proposta de fortalecer as livrarias de bairro, trazer à pauta livros de ficção, poesia e quadrinhos. Além das livraria mencionadas também participam a Baleia e a Taverna.

Noll escreveu 18 livros, como "O Cego e a Dançarina", "A Céu Aberto", "Mínimos, Múltiplos, Comuns" e “Lorde”, e conquistou cinco prêmios Jabuti. Entre suas obras adaptadas para a tela estão “Hotel Atlântico”, de Suzana Amaral, “Harmada”, de Maurice Capovilla. O autor tratava da solidão, da existência desesperada e do mergulho no cotidiano. 

Correio do Povo