person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Festival Povos do RS promove apresentações e oficinas de danças folclóricas de forma virtual

Projeto reúne grupos de todo o Rio Grande do Sul, desta sexta até domingo

Grupo Kadima abre a agenda de apresentações, a partir das 20h de hoje, junto com Jupem e CTG Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira | Foto: Cláudio Etges

O folclore está presente em nosso dia-a-dia. Em cada rincão, família, residência, mesmo nas grandes cidades, a herança cultural nos acompanha e esse legado viaja de geração em geração através dos tempos. O festival Povos do RS vem reforçar a memória das gentes, sua movimentação no mundo e destacar a manifestação folclórica dos povos que habitam o Rio Grande do Sul e sua diversidade. Desta sexta a domingo (9 a 11 de abril), a programação contempla dez lives com micro aulas, além de dez oficinas em três noites de apresentações, pelo Youtube Povos do RS. Grupos da cultura negra, de etnias diversas, das danças populares e tradicionais estarão presentes no evento totalmente gratuito, que envolve mais de 200 trabalhadores das artes, com financiamento da Lei Aldir Blanc.
 
Após a II Guerra Mundial a Unesco criou uma forma de promover a união entre os povos por meio de festivais internacionais de folclore espalhados pelo mundo. Desde então, entre os grupos folclóricos, se criou essa tradição de unir-se em eventos não competitivos a fim de disseminar seu trabalho, conhecimento, atualizar seus repertórios e, sobretudo, trocar com outros grupos do gênero em todo o planeta. Aqui no RS já é tradição festivais de folclore que anualmente trazem convidados de muitas partes do globo para mostrar sua dança. Este ano, em função da pandemia da Covid-19, nossos comportamentos sofreram drásticas alterações, mas a arte resiste e acha seus caminhos. O Povos do RS traz em sua essência essa proposta de união, discussões sobre diversos temas pertinentes ao folclore, memória, história e legado e a troca de saberes, como forma de valorização da nossa cultura. Entre os grupos presentes estão Andanças, Kadima, Jupem, Afro-Sul Odomode, CTG Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira, Rancho Folclórico Casa dos Açores, Centro Cultural Italiano Giovanotti, Grupo Solovey, Grupos Folclóricos de Estrela e Cia. de Dança Afro Daniel Amaro.
 
O meio digital proporciona novas formas de criar e sentir. A lição que o isolamento traz é de que devemos seguir investindo na convivência virtual de qualidade, estreitando laços e práticas e proporcionando novas experiências. As oficinas colaboram muito nesse processo, pois familiarizam o público com o que será apresentado, tornando a experiência mais agradável e enriquecedora. 
 
Confira as apresentações: 

- Dia 9 (sexta)/20h - Kadima, Grupo Jupem e CTG Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira
- Dia 10 (sábado)/20h – Afro-Sul, Rancho Folclórico da Casa dos Açores, Centro Cultural Italiano Giovanotti e Folclore Ucraniano Solovey
- Dia 11 (domingo)/20h - Grupos Folclóricos de Estrela, Cia de Dança Afro Daniel Amaro e Grupo Andanças
 

Correio do Povo