person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Filme brasileiro selecionado para a Quinzena dos Realizadores de Cannes

Documentário "A queda do céu", de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro, foi anunciado para mostra paralela do festival francês

| Foto: Aruac Filmes / Divulgação / CP

O documentário brasileiro "A queda do céu", dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, foi selecionado para ser exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, anunciou nesta terça-feira, dia 16 de abril, a organização da mostra paralela.

A produção é ambientada na região da Amazônia.

A Quinzena dos Realizadores celebrará sua 56ª edição, durante o Festival de Cannes, com 21 longas-metragens e oito curtas-metragens.

A mostra também selecionou filmes da Espanha ("Volveréis", de Jonás Trueba), Argentina ("Algo viejo, algo nuevo, algo prestado", de Hernán Rosselli) e Chile ("Los hiperbóreos", de Cristóbal León e Joaquín Cociña).

Outros destaques são os filmes independentes dos Estados Unidos, que incluem "Christmas Eve in Miller's Point", de Tyler Taormina, com Francesca Scorsese e Sawyer Spielberg, dois integrantes de famílias consagradas de Hollywood.

Também foram selecionados o francês "Les pistoles en plastique", de Jean-Christophe Meurisse", e o primeiro filme do diretor palestino Mahdi Fleifel, "To a land unknown".

A queda do céu

O filme é centrado na festa Reahu, ritual funerário e a mais importante cerimônia dos Yanomami, que reúne centenas de parentes dos falecidos com a finalidade de apagar todos os rastros daquele que se foi e assim colocá-lo em esquecimento. A partir de três eixos fundamentais do livro (Convite, Diagnóstico e Alerta), o filme apresenta a cosmologia do povo Yanomami, o mundo dos espíritos Xapiri, o trabalho dos xamãs para segurar o céu e curar o mundo das doenças produzidas pelos não-indígenas, o garimpo ilegal, o cerco promovido pelo povo da mercadoria e a vingança da Terra.

AFP