person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Filme 'Portuñol' tem sessão comentada em Porto Alegre

Documentário é exibido no Cine Farol Santander

Documentário 'Portuñol' ganha sessão seguida de debate nesta sexta-feira | Foto: PEDRO CLEZAR / DIVULGACAO / CP

Neste mês, o foco da programação do Cine Farol Santander (Sete de Setembro, 1028), em Porto Alegre, se volta ao cinema produzido regionalmente, com a exibição de longas-metragens realizados no Rio Grande do Sul. Até o dia 16 de fevereiro são exibidos quatro filmes: “Depois do Fim”, de Alvaro de Carvalho Neto, “Portuñol”, de Thais Fernandes, “Disforia”, de Lucas Cassales, e “Legado Italiano”, de Márcia Monteiro.

A mostra contará com duas sessões comentadas. Uma ocorre nesta sexta-feira, às 17h30min, com “Portuñol”, vencedor na categoria Longa-metragem Gaúcho no Festival de Cinema de Gramado 2020. Após a projeção, a diretora Thais Fernandes vai conversar com o público sobre o documentário, que aborda as línguas faladas na intersecção entre o Brasil e países vizinhos como Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, como português, espanhol e guarani. A outra sessão será no dia 11, com um debate sobre “Disforia”, com a diretora musical Rita Zart e com o sound designer Thiago Bello. 

No dia 17, outros filmes entram no ciclo. Serão quatro produções locais apresentadas gratuitamente com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva: "Legado Italiano" e "Portuñol" voltam em cartaz em exibições com audiodescrição, legenda descritiva e janela de Libras; e "Raia 4", de Emiliano Cunha, e "Aos Olhos de Ernesto", de Ana Luíza Azevedo, estream em versões com as mesmas acessibilidades. 

Adriana Androvandi