person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Filme queniano "Rafiki" ganha sessão com debate em Porto Alegre

Longa foi censurado no Quênia devido ao tema LGBTQ

"Rafiki" terá sessão com debate nesta sexta-feira | Foto: Divulgação / CP

"Rafiki", filme que foi censurado no Quênia no ano passado, terá uma sessão especial em Porto Alegre. A exibição e um debate ocorrem às 19h, na Fora da Asa - Experiências Plurais (rua José do Patrocínio, 642, lado b), nesta sexta-feira. A entrada é gratuita, mas o local aceita contribuições espontâneas.

O longa dirigido por Wanuri Kahiu estreou em setembro de 2018 no Festival de Cannes, na França, após ter sido panido do Quênia, país onde a homossexualidade é proibida por lei e pode ser penalizada com até 14 anos de prisão. Apesar da exibição do filme ter sido proibida, a cineasta conseguiu com que a produção fosse exibida durante sete dias no país, depois de muita luta judicial.

Em "Rafiki", Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva) são grandes amigas, embora suas famílias sejam rivais políticas. A amizade transforma-se em um romance que passa a afetar a rotina da comunidade conservadora em que vivem. As jovens terão que escolher entre experienciar o amor que partilham, ou se distanciar em função de uma vida segura.

Primeiro longa metragem queniano a ser exibido no Festival de Cannes, "Rafiki" fez parte da programação da mostra Un Certain Regard no ano passado. 

Sessão de pré-estreia 

A Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085) fará uma sessão de pré-estreia de "Rafiki" no sábado, 3, às 18h30min. O ingresso custa R$ 16, com meia-entrada para estudantes e idosos. O filme estreia comercialmente no dia 8 de agosto.

Confira o trailer:

Correio do Povo