person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Filme sobre Tolkien será dirigido pelo finlandês Dome Karukoski

Cinebiografia "contará sobre os anos de formação do autor"

Karukoski dirigiu filme que conta a vida do cartunista e pintor Touko Laaksonen | Foto: Vesa Moilanen / Lehtikuva / AFP / CP
O diretor finlandês Dome Karukoski vai dirigir um filme biográfico sobre John Ronald Reuel Tolkien, autor britânico da célebre trilogia "O Senhor dos Anéis", anunciou nesta terça-feira sua produtora, confirmando uma informação do site especializado Deadline Hollywood. O cineasta de 40 anos já comandou outro longa no mesmo estilo, "Tom of Finland", que conta a vida do cartunista e pintor finlandês Touko Laaksonen, figura central da cultura gay europeia no século XX.

Escrita pelo irlandês David Gleeson e pelo britânico Stephen Beresford, a biografia em preparação "contará sobre os anos de formação do autor, órfão, quando descobre a amizade, o amor e a inspiração artística dentro de um grupo de meninos problemáticos na escola", segundo Deadline Hollywood. A história também evoca a vida de Tolkien (1892-1973) durante a Segunda Guerra Mundial.

Tolkien se inspirou amplamente em sua experiência durante a Grande Guerra. Inicialmente, deixou de se alistar no exército britânico em 1914, preferindo permanecer na Universidade de Oxford até 1915 para concluir seus estudos. Posteriormente, juntou-se às fileiras do exército e foi mobilizado na França em 1916. Depois da guerra, lecionou em Oxford por quase 20 anos. Paralelamente, escreveu "O Hobbit" e os dois primeiros volumes da saga "O Senhor dos Anéis".

O projeto deve ser produzido pelas americanas Fox Searchlight e Chernin Enterteniment, de acordo com a Variety. Em 2016, Deadline Hollywood anunciou que o cineasta britânico James Strong iria dirigir um filme biográfico sobre Tolkien centrado em seu relacionamento com Edith Bratt, que mais tarde se tornaria sua esposa.

AFP